Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Kátia Abreu Apoia Proibição de Venda de Buzina a Gás Para Menores de 18 Anos

Data do post: 04/07/2018 18:07:52 - Visualizações: (744)

Inalação do gás propano butano tem efeitos alucinógenos e representa grave risco à saúde.

Senadora Kátia AbreuA senadora Kátia Abreu (PDT-TO) apoiou nesta terça-feira (3) a proposta que proíbe a venda de buzina de pressão à base de gás, em tubo de aerossol, a menores de 18 anos. O projeto tem o objetivo de evitar que jovens inalem a mistura dos gases, que produzem efeitos alucinógenos e são altamente perigosos para a saúde.

O projeto, de autoria do senador Donizete Nogueira (PT-TO) – suplente de Kátia Abreu -, determina multa ao estabelecimento comercial em caso de venda de buzina de pressão à base de gás propano butano a menores de idade. A inalação da substância, que chega a entrar no organismo a -20°C, pode causar queimaduras no sistema respiratório, comprometer o sistema nervoso central e levar à morte.

Na sessão desta terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou por 8 votos a 7 relatório contrário ao Senadora Kátia Abreuprojeto. Kátia Abreu, juntamente com outros titulares do colegiado, assinaram um recurso para que o assunto seja reanalisado pelo plenário.

Para Kátia, tão logo os parlamentares conheçam integralmente o projeto, reverterão a decisão da CAE. “Em plenário, teremos chance de mostrar a importância dessa iniciativa. Jovens estão perdendo a vida por inalarem esses gases, que são vendidos livremente no país. É gravíssimo”, afirmou.

A inalação dos gases presentes na buzina representa riscos severos ao sistema cardiorrespiratório e ao sistema nervoso central. Pode causa náuseas, vômitos, perda de tato, formigamento, distúrbios auditivos e levar à morte súbita. Embora os avisos do rótulo alertem para os riscos da inalação do gás, sua comercialização se dá sem critérios.

Fonte: Senadora Kátia Abreu