Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dunas do Jalapão Batem Recorde de Visitação

Data do post: 19/07/2018 13:15:42 - Visualizações: (926)

Cenário de filmes e telenovela as dunas do Jalapão batem recorde de visitação pública, conforme relatório apresentado nesta quinta-feira, 19, pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Naturatins-TOO balanço apontou que o atrativo turístico recebeu 17.405 visitantes até o último dia 14. Até o fim do mês, os números podem chegar a 50% a mais do que no ano passado, quando visitaram o local, 20.212 pessoas.

Segundo o gerente de Parques e do Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Estado, Marcelo Henrique Rodrigues, o crescimento do fluxo de visitantes ocorre em razão de gravações como, telenovela, programas de televisão e reality shows. “Estes foram motivos pelos quais, o Naturatins adotou desde o mês de fevereiro, o novo horário de visitação, que compreende das 14h às 18h30min. A medida visa equilibrar o fluxo de visitantes por equipes que realizam as atividades de orientação e fiscalização ambiental”, esclareceu.

Naturatins-TOO diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Gilberto Iris de Oliveira, também considera que o aumento dos turistas está sendo motivado pela divulgação do Jalapão na mídia. Ele destaca que o número de turistas que visitam as dunas é crescente. “As dunas recebem visitantes de outros países e todos estados do Brasil. É por isso que orientamos os visitantes sobre a grande importância da preservação dos atrativos turísticos da região. É fundamental que os visitantes entendam que o Parque é uma unidade de conservação integral”, explica.

Gilberto Iris enfatiza que o Parque Estadual do Jalapão é um patrimônio ambiental muito valioso que requer atenção especial e por esse motivo, os visitantes devem ficar atentos às normas de visitação. “Caso o passeio ocorra por conta do visitante, o mesmo deve consultar o Naturatins para obter as informações sobre os requisitos para a visita. Caso optem por agências de turismo, é sempre importante saber se a operadora está cadastrada no órgão ambiental”, enfatiza.

Fonte: Naturatins-TO