Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Frigorífico de Porto Nacional Solicita Adesão ao Sisbi

Data do post: 28/07/2018 22:12:36 - Visualizações: (750)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu na manhã desta quinta-feira, 26, a solicitação de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Tocantins, de um frigorífico do município de Porto Nacional - TO que possui registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Foto: Delfino MirandaA adesão permitirá que a empresa possa expandir a comercialização de seus produtos em todo território nacional.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha recebeu os empresários do Frigorifico Jatobá, e disse que a Agência está estruturada para receber as solicitações das indústrias que queiram aderir ao Sisbi e contribuir com o crescimento econômico do Estado. “A adesão desta empresa ao Sisbi fortalecerá a economia da região e do Tocantins, com ampliação no abate e abertura de novos mercados, por isso, a Adapec estará acompanhando todo este processo de adesão dentro das exigências sanitárias para que em breve ela possa comercializar seus produtos para outros estados”, destacou o presidente.

O empresário do Frigorifico Jatobá, William Pinheiro Lima, disse que com a adesão ao Sisbi, a empresa poderá ampliar seus negócios. “Nosso objetivo é ampliar o mercado, encontrando alternativas de vendas para outras regiões do país e com isso, vamos agregar valor ao nosso produto e gerar mais empregos”, ressaltou William, acrescentando que hoje a empresa abate 3 mil cabeças de bovinos/mês e que com a adesão ampliará para 5 mil/mês e buscará os mercados do nordeste e centro sul do país.

Foto: Delfino MirandaO gerente de inspeção animal da Adapec, Márcio Rezende, explicou que a partir do pedido feito e apresentação da documentação exigida, a Adapec realiza auditoria nas indústrias para verificar todas as condições estruturais e sanitárias, e estando em conformidade, o registro é expedido pelo órgão. Ele informou que atualmente existem 25 estabelecimentos registrados no SIE, sendo que duas empresas já foram aprovadas no Sisbi e outras cinco estão com pedidos de adesão, sendo, dois laticínios, dois entrepostos e agora, este frigorífico.

O Tocantins recebeu a aprovação de adesão Sisbi-POA, por meio da Portaria nº 69, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada, no dia 20 de junho, no Diário Oficial da União.

Fonte: weWelcton de Oliveira / Governo do Tocantins