Bacia do Rio Formoso: 6ª Audiência Pública Terá Apresentação do Plano Bienal 2018-2019

Data do post: 31/07/2018 13:46:16 - Visualizações: (191)    Imprimir

O Judiciário estadual vai mediar, nesta quarta-feira (01/08), mais uma audiência pública do Projeto Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Formoso.

Tribunal de Justiça-TOA pauta do sexto encontro conta com apresentação de um plano para o biênio 2018-2019, com o objetivo de organizar melhor a gestão da captação de água na região. A  audiência acontece no Centro Cultural de Lagoa da Confusão, a partir das 8 horas.

O Judiciário atua como mediador do conflito gerado pela captação desenfreada dos recursos hídricos na bacia do rio Formoso desde o ano de 2016, quando o curso dos rios Urubu e Formoso secou e o Ministério Público Estadual pediu a suspensão de todas as captações de água para o agronegócio em escala superior a 500 hectares de área irrigada. Desde então, cinco audiências já foram realizadas para promover o desenvolvimento sustentável da região.

"Ao longo do projeto avançamos significativamente. A primeira etapa de diagnóstico da disponibilidade hídrica foi superada, assim como a segunda etapa de diagnóstico da demanda. A terceira etapa foi concluída recentemente e hoje a bacia do rio Formoso é a primeira do Brasil a contar com um sistema de monitoramento eletrônico em tempo real", destacou o  juiz Wellington Magalhães, titular da Comarca de Cristalândia, ressaltando que 98 bombas de capacitação estão conectadas ao sistema de Gestão de Alto Nível.

A bacia hidrográfica do Rio Formoso compreende 15 municípios do Tocantins, abrangendo cerca de 7,7% da área total do Estado do Tocantins.

Plano

Elaborado pelo Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT), com base nas discussões conduzidas pelo Grupo de Trabalho de Revisão de Outorgas, o Plano do Biênio 2018-2019 visa nortear as ações das instituições responsáveis pela gestão dos recursos hídricos na bacia e orientar os produtores rurais que fazem a captação da água dos rios Formoso e Urubu. Ao todo, 13 recomendações foram definidas, como o monitoramento constante dos sinais de situação do nível da água e as medidas que devem ser tomadas em cada caso; além da permissão de captação de água ser restrita às bombas cadastradas na Gestão de Alto Nível.

"O Plano do Biênio 2018-2019 tem o objetivo de evoluir a forma de gerenciar a crise, de reações sem fundamentação técnica para uma gestão preventiva dimensionada para antecipar os problemas e padronizar o modo de operação das instituições e pessoas envolvidas. Conhecido com antecedência, esse plano também irá melhorar o planejamento agrícola dos produtores", explicou o presidente do IAC, Felipe Marques.

Acesse aqui a íntegra do Plano.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

PC de Tocantinópolis Prende Novamente a Traficante Poliana Cuspideira, e Recupera Duas Motocicletas Roubadas

Foto da notícia

Data: 20/10/2018 12:56:44 - Visualizações: 8182

Notícias Relacionadas

22/10/2018
Polícia Civil Apreende Dois Adolescentes Por Crime Análogo a Tráfico de Drogas

22/10/2018
Elenil da Penha Cobra Retomada de Concurso da Polícia Militar

22/10/2018
Polícia Militar Prende Homens Por Roubo e Recupera Celulares Roubados

22/10/2018
Polícia Civil Alerta a População Quanto aos Perigos do Golpe do Falso Empréstimo Consignado

22/10/2018
Servidores da Assembleia Realizam Bazar Beneficente ao Hospital de Amor

21/10/2018
Brejinho de Nazaré Sedia Curso de Capacitação Sobre Controle da Qualidade da Água Para Consumo Humano

Todas as Notícias