Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Educação Ambiental do Naturatins Participa de Lançamento de Atlas Solarimétrico do Tocantins

Data do post: 01/08/2018 13:48:13 - Visualizações: (679)

O potencial do Tocantins para o aproveitamento solar foi tema de workshop prestigiado pela equipe de educação ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) nesta terça-feira, 31, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Naturatins-TONo evento foi lançado o Atlas Solarimétrico do Tocantins, um mapeamento minucioso do potencial energético solar, realizado pelo Governo do Tocantins nos 139 municípios do Estado.

A iniciativa chamou a atenção da equipe do Naturatins que destacou como a utilização de um recurso natural tão abundante em nosso Estado, pode contribuir para a preservação de outros que são finitos, como a água, principal fonte de geração de energia no Tocantins.

Para Edna Mendonça, uma das técnicas que participou do evento, as informações adquiridas vão enriquecer as palestras e atividades que elas ministram, já que a energia solar é uma energia limpa, ou seja, durante seu processo de produção ou consumo, não produz resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. É ainda renovável, não gera desperdício e é ecologicamente correta pelo seu baixíssimo impacto.

O Atlas

O Atlas é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com o objetivo de trazer emprego, gerar renda e explorar de maneira sustentável a energia solar. “Vamos aproveitar essa energia e transformar em benefício para a população, barateando custos, trazendo mais investimentos e renda para a população”, afirmou o secretário da pasta, Leonardo Cintra.

Segundo o subsecretário da Semarh, Rubens Brito, o Atlas Solarimétrico do Tocantins consolida as informações que vêm sendo monitoradas há mais de 30 anos no Estado e foi elaborado em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com recursos de R$ 874.713,87.

O potencial do Tocantins para a energia solar também foi destacado pelo presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia. “O Tocantins é um dos estados brasileiros com melhores índices de irradiação solar do país. É o Estado que tem a melhor irradiação solar do Norte do Brasil”, destacou.

O gestor segue afirmando que o Tocantins, tem um enorme potencial para desenvolver e aproveitar a energia solar fotovoltaica. “É uma tecnologia que vem trazer não só energia elétrica, mas desenvolvimento, empregos, novas oportunidades de negócio, investimentos ao estado e contribuir também com a diversidade e a diversificação da matriz elétrica do Tocantins”, esclareceu.

Rodrigo Sauaia frisou ainda que o Atlas serve como referência para que os empreendedores conheçam a qualidade do recurso solar do Estado e possam, por meio dessa informação, planejar os seus negócios para a região.

Fonte: Naturatins-TO