Nova Rotina Agiliza Resolução de Processos no Juizado Especial Cível – Central de Palmas

Data do post: 06/08/2018 13:14:00 - Visualizações: (95)    Imprimir

Com o objetivo de aprimorar ainda mais o trabalho realizado pelo Judiciário e agilizar a resolução dos processos, o juiz Marcelo Faccioni, titular do Juizado Especial Cível – Central de Palmas, está implementando uma nova rotina de trabalho com o auxílio dos conciliadores credenciados junto ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A meta é que, a partir de 2019, os processos sejam julgados em até 90 dias.

Tribunal de Justiça-TOSegundo o magistrado, o que diferencia o trabalho atual do que vinha sendo realizado é a possibilidade de solicitar o auxílio dos conciliadores credenciados. “São poucos processos que têm audiência de instrução, que é aquela que precisa do juiz. A maioria dos processos passa primeiro pela audiência de conciliação e esse trabalho é realizado com ajuda de conciliadores. Antes, contávamos com apenas um conciliador para uma média de 10 audiências por dia. Agora, posso contar com dois ou mais conciliadores e, consequentemente, temos mais de 30 audiências por dia”, conta.

A nova rotina de trabalho teve início no final de maio e está em fase de implantação. Alem das audiências de conciliação, os conciliadores auxiliam no Juizado praticando atos que contribuem para o andamento mais célere dos processos, conforme autorizado no Edital de nº. 01/2018 -TJTO, de acordo com a demanda mensal.

A ideia é agilizar os processos. Com a realização das audiências, o processo pode encerrar com um acordo, e o juiz faz a homologação, ou pode seguir para análise e sentença do magistrado. Nos dois casos, é necessário que haja audiência e conciliadores para que aconteçam.

Conciliadores

Hoje existem 24 conciliadores credenciados na comarca de Palmas, atuando no Cejusc, nas conciliações das varas de Família, Cíveis, de Execução Fiscal e nos Juizados. Todos passaram por treinamento e agora estão prestando os serviços de forma eficiente.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Diário Oficial da Terça Feira (14), Traz Aviso de Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126 Trecho Tocantinópolis/Ribeirão Grande

Foto da notícia

Data: 15/08/2018 22:45:42 - Visualizações: 1985

Notícias Relacionadas

16/08/2018
Ministério Público e Polícia Civil Discutem Acerca de Investigação de Crimes Cometidos Por Militares

16/08/2018
Seminário da Ouvidoria Judiciária Debate Importância do Acesso à Informação no Setor Público

16/08/2018
Coligação de Mauro Carlesse Formaliza Registro de Candidaturas Junto ao TRE

16/08/2018
Naturatins Lança Edital de Seleção de Voluntários Para o Projeto Quelônios do Tocantins

16/08/2018
Prazo: Justiça Dá Um Ano Para Assembleia Reduzir Cargos em Comissão e Adequar Quadro de Servidores

16/08/2018
Devota, Kátia Abreu Cumpre Tradição e Participa da Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade

Todas as Notícias