Naturatins Entrega a Justiça Relatório Favorável a Captação Controlada de Águas nos Rios Formoso e Urubu

Data do post: 06/08/2018 13:18:25 - Visualizações: (105)    Imprimir

Em relatório entregue a justiça sexta-feira, 03, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) se posicionou a favor da autorização de uso das captações nos rios Formoso e Urubu, pelo período de sete dias, assegurando sempre os níveis estabelecidos no Plano do Biênio e respeitando os limites e regras de operação estabelecidos pelo Naturatins.

Naturatins-TONo mesmo relatório o Instituto se posicionou desfavorável  à continuação de captação nos rios Xavante e Dueré, até que atinjam o nível permitido para captação segundo Plano do Biênio, ou mediante apresentação de estudo de viabilidade técnica devidamente justificado por responsável técnico habilitado e com conhecimento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso.

De acordo com dados do Sistema Gestão de Alto Nível e da Sceretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  a estação Foz Rio Formoso identificou que o Rio Formoso teve seu nível mais baixo nos últimos dias 21 e 22 de julho, atingindo 1,50m, quase o dobro do mesmo período no ano passado.

Já o Rio Urubu teve seu nível mais baixo no último dia 29, atingindo  4,05 m. Em 2017 o nível mais baixa ocorreu no dia 24 de julho (2,44 m).

Audiência

O Relatório produzido pela equipe da Gerência de Controle e Uso dos Recursos Hídricos do Naturatins,  atende solicitação da justiça realizada na 6ª  audiência pública sobre o uso da água na Bacia do Rio Formoso, realizada no último dia 1º, no município de Lagoa da Confusão.

No encontro, as instituições presentes não chegaram a um consenso  quanto a suspender  a captação de águas nos rios.  O Ministério Público Estadual (MPE) requereu a supenção da captação em caráter emergencial, até que o Naturatins apresentasse o relatório citado acima, com imagens, rotas e níveis dos rios da bacia. 

Fonte: Naturatins-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Diário Oficial da Terça Feira (14), Traz Aviso de Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126 Trecho Tocantinópolis/Ribeirão Grande

Foto da notícia

Data: 15/08/2018 22:45:42 - Visualizações: 1985

Notícias Relacionadas

16/08/2018
Ministério Público e Polícia Civil Discutem Acerca de Investigação de Crimes Cometidos Por Militares

16/08/2018
Seminário da Ouvidoria Judiciária Debate Importância do Acesso à Informação no Setor Público

16/08/2018
Coligação de Mauro Carlesse Formaliza Registro de Candidaturas Junto ao TRE

16/08/2018
Naturatins Lança Edital de Seleção de Voluntários Para o Projeto Quelônios do Tocantins

16/08/2018
Prazo: Justiça Dá Um Ano Para Assembleia Reduzir Cargos em Comissão e Adequar Quadro de Servidores

16/08/2018
Devota, Kátia Abreu Cumpre Tradição e Participa da Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade

Todas as Notícias