Comitê do Fogo Realiza Balanço Parcial Sobre Ações de Prevenção e Combate a Incêndios no Estado

Data do post: 07/08/2018 13:51:28 - Visualizações: (218)    Imprimir

Na última quinta-feira, 02, o Comitê Estadual de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo) divulgou balanço parcial das ações desenvolvidas e ainda em desenvolvimento sobre as ações de prevenção e combate a incêndios no Estado.

Corpo de Bombeiros MilitarO balanço foi divulgado durante reunião ocorrida na sala do Centro de Monitoramento da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec/TO).

“Iniciamos as ações com a parte educativa, de prevenção e de conscientização incluindo o Dia “D”. A reunião teve o objetivo de fazer um balanço de tudo que foi estabelecido e como estava cada ação. Agora, estamos intensificando e fortalecendo as ações de combate e fiscalização para que possamos coibir os incendiários de provocarem ainda mais incêndios no nosso Estado”, explicou o presidente do Comitê do Fogo e superintendente da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-TO), tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, dizendo que a oportunidade também serviu para que as instituições que compõem o comitê apresentassem o andamento das ações de suas responsabilidades.   

Durante a reunião foram apresentados os comparativos de focos de queimadas em todo o Tocantins. Até o dia 02 de agosto o Estado registrou, ao todo, 3376 focos de queimadas, 34,3% a menos que no período em 2017 quando foram registrados 5137 focos.

O município com maior número de focos de queimadas é Lagoa da Confusão, região oeste do Tocantins, que este ano já registrou 440 focos, também com uma redução de 24,7% se comparada ao mesmo período em 2017, onde foram registrados 584 focos. Em segundo lugar fica Formoso do Araguaia com 413 focos de queimadas em 2018.   

Segundo monitoramento da Cepdec-TO, foram registrados 32 focos de calor em áreas de assentamentos, 745 em terras indígenas, 620 em unidades de conservação, 379 em rodovias e quatro em áreas urbanas.

Dia “D” de Prevenção às Queimadas e Incêndios Florestais

A reunião também fez um balanço sobre a realização do Dia “D” de Prevenção às Queimadas e Incêndios Florestais nos municípios tocantinenses já vistados. Foram visitadas um total de 946 propriedades em 08 cidades: Palmas (345); Formoso do Araguaia (90); Lagoa da Confusão (109); Ponte Alta (95); Rio Sono (45); Pium (107); Mateiros (93); Paranã (62). A ação ainda será realizada em Lizarda, Almas e Santa Rita do Tocantins.

Formação de brigadistas

A reunião mostrou ainda um balanço da formação de brigadistas efetivada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) por meio da Cepdec-TO, nos municípios.

Atualmente, o Tocantins conta com 200 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); 60 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e 74 brigadistas das prefeituras de Palmas (16), Araguaína (7), Colinas do Tocantins (7), Paraíso do Tocantins (8), Gurupi (9), Lajeado (13) e a Brigada Anjos da Selva de Talismã (14), além do próprio efetivo do CBMTO. 

Brigada 199

Corpo de Bombeiros MilitarCriado pela Coordenação de Telecomunicações e Informática do CBMTO com o objetivo de mapear as queimadas e os incêndios florestais em todo o Estado, o aplicativo ‘Brigada 199’, registrou, somente em 2017, aproximadamente, 900 ocorrências.

Segundo o sargento João Paulo Souza Paiva, criador do aplicativo, a ferramenta é fácil de ser utilizada. “É bem simples e pode ajudar a monitorar os desastres ambientais em todo o Tocantins”, disse o bombeiro militar.

Disponível para smartphone android, no Google Play, o aplicativo já recebeu, até o momento, 500 downloads. Além do cadastro das ocorrências, o aplicativo também visualiza as ocorrências, registradas no mapa, e realiza o cadastro de brigadistas, brigadas e cursos.

“Serve para que todas as instituições envolvidas no combate aos incêndios registrem todas as ocorrências atendidas, autorizações de queimas e o manejo integrado do fogo” disse o tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo.

Instituições

Além da Cedec-TO, também participam do Dia “D” a de Prevenção às Queimadas e Incêndios Florestais nos municípios do Estado a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec); o Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf); a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema); o Batalhão de Polícia Ambiental Estado do Tocantins (BPMA-TO) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 1486

Notícias Relacionadas

18/12/2018
Adapec e Saúde Reforçam Parceria Para o Controle da Raiva Humana e Animal Para 2019

18/12/2018
Entidades de Defesa dos Direitos da Criança e de Direitos Humanos Repudiam Violência no Case

17/12/2018
Fabion Gomes é Diplomado Pelo TRE e Destaca que Seu Mandato Será Municipalista e Dedicado ao Povo

17/12/2018
SSP Informa Sobre Alteração Provisória no Horário de Funcionamento do Instituto de Identificação

17/12/2018
Deputados Eleitos e Suplentes São Diplomados Pelo TRE

17/12/2018
Creas de Tocantinópolis Realiza Jantar Para Famílias Assistidas Pelos Serviços de Proteção e Atendimento Especializado

Todas as Notícias