Procissão das Águas Integra Festejo em Honra à Padroeira de Tocantinópolis

Data do post: 13/08/2018 21:36:00 - Visualizações: (1620)    Imprimir

Integrando as festividades em comemoração à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Consolação, a Diocese juntamente com a Prefeitura de Tocantinópolis promoveu na manhã deste sábado (11), procissão fluvial no Rio Tocantins.

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu LenoApós 53 anos, o evento religioso teve sua retomada ano passado trazendo de volta as celebrações na Ilha da Santa.

Movidos pela tradição, fé e cultura, centenas de fiéis e devotos se reuniram no Porto dos Limões já nas primeiras horas da manhã para participar da tradicional procissão. Uma equipe da Diocese providenciou a ornamentação das embarcações participantes.

Foto: Dirceu LenoFogos e cantorias religiosas animavam o cortejo dos barcos rumo a Ilha da Santa, que traz em seu pedestal, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Um dos momentos marcantes foi desembarque da imagem de Nossa Senhora da Consolação seguida por religiosos acompanhados pelo bispo Dom Giovane, até o altar montado para a realização de missa campal.

O prefeito Paulo Gomes acompanhou o trajeto e enalteceu a festa religiosa como um dos eventos importantes realizados na cidade, tendo em vista se tratar do resgate da cultura local. “Foi uma grande Foto: Dirceu Lenodemonstração de fé e resgate da cultura religiosa de nosso município. Pelo segundo ano consecutivo tivemos a grata satisfação de realizar esse momento, o qual foi realizado por nossos antepassados e que hoje, certamente, estamos rememorando essa tradição”, disse o prefeito.

Ao celebrar a missa, o bispo Dom Giovane destacou sobre a importância de realizar o evento, no qual tem como objetivo preservar o rio, bem como pedir a interseção junto as divindades religiosas proteção ao Rio Tocantins. “Cabe a todos nós preservar esse majestoso Rio Tocantins, que há alguns anos vem sofrendo e tendo sua capacidade de água reduzida”, destacou.

Foto: Dirceu LenoEncerrando a programação, a Prefeitura ofertou um delicioso e saudável café da manhã para todos os participantes do evento.

Incentivo à cultura

Construída na religiosidade cristã e tendo sua história iniciada há 200 anos, Tocantinópolis traz em sua essência uma fé enigmática e, a Prefeitura como forma de incentivo à cultura local traz de volta esse evento marcante na história do município, que por razões do destino foram esquecidos ou mesmo deixados de lado pela comunidade.

Foto: Dirceu Leno

 

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 1186

Notícias Relacionadas

14/12/2018
Em Desafio a Polícia, Criminosos Furtam Residência do Delegado Tiago Daniel em Tocantinópolis

13/12/2018
Festejo em Honra a Santa Luzia da Comunidade Vila Valdenor de Tocantinópolis Encerra Nesta Quinta feira (13)

13/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Três Suspeitos por Tráfico de Drogas. Um Deles Pela Terceira Vez em Duas Semanas

11/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Mais um Suspeito de Tráfico de Drogas Que Comercializava no Setor Cidade Alta

10/12/2018
"Por Mais Violenta Que Seja Nós Vamos Tomar Providências". Diz Bonifácio Sobre a Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126

10/12/2018
Motorista Tenta Passar Por Cais Inundado e Caminhonete Afunda no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Todas as Notícias