Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Controle e Combate à Leishmaniose Visceral Movimenta Moradores de Tocantínia

Data do post: 15/08/2018 15:00:35 - Visualizações: (697)

Na Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose Visceral, realizada de 06 a 10 de agosto, a Prefeitura de Tocantínia, por meio da  Secretaria Municipal da Saúde e do  Núcleo de Apoio à Saúde da Família, realizou  uma caminhada pelas principais ruas da cidade, com distribuição de panfletos explicativos sobre a doença.

Ascom/ Pref. TocantíniaDurante a campanha foram realizadas visitas domiciliares pelos profissionais de Endemias na  região da Vila Jacó, Centro e da Vila Planalto, quando foram feitos testes  rápido a partir do sangue coletada dos cães para  se detectar a doença.  Independente do resultado apresentado, o sangue coletado dos animais era encaminhado ao laboratório para um exame mais completo.

De acordo com o coordenador de Endemias.  Antônio Pereira de Oliveira, das 24 amostras coletadas, apenas cinco apresentaram resultado positivo da doença. E mesmo com resultado positivo Ascom/ Pref. Tocantíniasomente após o resultado do laboratório que os donos dos cães serão notificados para as providências necessárias.

A Secretária municipal de Saúde, Maria Zenite Cardoso considerou o resultado da campanha positivo, ressaltando que a colaboração dos donos dos animais é fundamental  importância no controle da leishmaniose visceral. "A  caminhada serviu de alerta para a população no controle da doença”, finalizou a secretária.

Fonte: Ascom/Pref. Tocantínia