Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec e Andav Assinam Termo de Agenda Positiva de Trabalho

Data do post: 15/08/2018 16:02:27 - Visualizações: (742)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), assinaram nesta terça-feira, 14, um termo de cooperação técnica de agenda positiva de trabalho que visa contribuir com a regularização das empresas tocantinenses deste segmento filiadas à associação. O acordo ocorreu durante o VIII Congresso ANDAV, em São Paulo – SP.

Adapec Tocantins

O Vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu que representa a Agência no evento na capital paulista disse que o termo irá diminuir os casos de inadimplências das lojas agropecuárias perante o órgão. “Este termo é fundamental para o Estado e para os empresários, pois, vamos desburocratizar alguns serviços, e a partir de agora a ANDAV poderá com base nas informações cedidas pela Adapec orientar melhor os seus filiados sobre prazos de recadastramentos, legislação ou possíveis pendências dos estabelecimentos”, destacou Lenito Abreu.

Adapec TocantinsO termo prevê o estabelecimento entre as partes de entendimento de cooperação técnica para a construção de “Agenda Positiva de Trabalho”, com a finalidade da divulgação das ações da Adapec, como obrigatoriedade do registro, recadastramento anual dos comerciantes de produtos agrícolas e veterinários. Construção na padronização dos documentos, formulários, certificados, diagnósticos, troca de informações, planejamento de ações em conjunto, ações de capacitação, cursos e treinamentos.

Pelo o acordo firmado entre as duas instituições não haverá ônus para as partes. E entre as obrigações da Adapec, estão: a participação no planejamento e divulgação dos trabalhos; colaborar na interface entre as partes; orientar seus fiscais agropecuários para apoio aos trabalhos; informar as alterações na legislação do comércio de insumos agrícolas e veterinários; colaborar no envio de informações dos comerciantes registrados, números de infrações, notificações, entre outras.

Já a ANDAV, cabe: participar no planejamento e divulgação dos trabalhos; disponibilizar o conhecimento técnico e metodologia; orientar seus associados para o cumprimento das exigências, alterações na legislação, informações cadastrais e informativos Adapec; buscar o aperfeiçoamento das relações institucionais e maior visibilidade da importância das entidades; informar imediatamente a Adapec de qualquer evento ordinário e/ou extraordinário que venha ocorrer durante a vigência deste contrato.

De acordo com o diretor jurídico da ANDAV, Diogo Mazotini, essa iniciativa visa fortalecer a fiscalização e o comércio legal de agrotóxicos. “O objetivo é treinar sistematicamente canais de distribuição e fiscalização sobre as alterações frequentes na legislação e normas, tanto na esfera estadual quanto federal”, explicou.

Fonte: ADAPEC Tocantins