Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Justiça Pela Paz em Casa tem Mutirão de Audiências e Eventos de Conscientização

Data do post: 24/08/2018 14:37:24 - Visualizações: (663)

Esta quinta-feira (23/08) foi dia de mutirão de audiências no Fórum da Palmas, realizado pela Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, com a participação de cerca de 20 mulheres.

Tribunal de Justiça-TOElas tiveram a oportunidade compartilhar suas experiências, tirar dúvidas e receberam orientações sobre o processo contra o agressor e o direito à medida protetiva.

“Eu vivi sofrendo violência doméstica por mais de 15 anos até chegar ao ápice de dissabores e eu acabei procurando a Justiça. Eu precisei decidir: achar uma maneira de me libertar ou talvez eu nem estaria mais aqui.”, conta a pedagoga Eurídes Ribeiro Lima, que deixou o esposo agressor e saiu de casa com as filhas há dois anos e ainda conta com a ajuda da Justiça. “O tema dessa semana é Paz em Casa e agora eu posso dizer que tenho paz na minha casa”, completou.

Nesta sexta-feira (24/08), a Vara fará uma roda de conversa com agressores sob medida judicial com uso de tornozeleira eletrônica, como forma de conscientização sobre a violência doméstica. No último sábado (18/08), a Vara iniciou a programação da Semana da Justiça pela Paz em casa com uma roda de conversa sobre violência doméstica no Centro de Educação Infantil do Tribunal de Justiça.

Outras atividades

Tribunal de Justiça-TOFomentando a semana da Justiça pela Paz em Casa, a Comarca de Cólmeia não ficou de fora da causa e realizou, na noite da última quarta-feira (22/8), um momento de conscientização na Escola Pública Serra das Cordilheiras. A palestra, ministrada pelo juiz Ricardo Gagliardi, abordou junto à comunidade escolar o tema “Conflitos e Violência Doméstica”.

"Junto com a equipe de trabalho de Colméia, realizamos uma reunião com alunos do 3º ano do ensino médio do município de Colméia, conversamos e refletimos sobre as relações humanas, os conflitos sociais e como soluciona-los para o fim de evitar atos de império ou imposição da vontade de uma pessoa sobre a outra e, consequentemente, atos que gerem violência psicológica ou física", ressaltou o magistrado.

Já em Araguaína, a Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar proporcionou para as mulheres momentos de orientação e atividades que reforçam a autoestima e o valor da mulher na sociedade. Durante a programação foram entregues kits com material de conscientização da campanha.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO