Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Nova Sede da DPE-TO em Araguaína Traz Mais Conforto e Acessibilidade aos Assistidos

Data do post: 31/08/2018 14:43:50 - Visualizações: (641)

A DPE-TO já atende, há cerca de 30 dias, no novo endereço (avenida Filadélfia, n°2.835, setor Jardim América).

Defensoria Pública-TOSolenidade de entrega oficial do novo prédio foi realizada nesta quinta-feira, 30, com a pres.

As novas instalações da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Araguaína, no Norte do Estado, foram entregues, oficialmente, nesta quinta-feira, 30, com a presença do defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, de defensoras e defensores públicos, de servidores e derepresentantes de instituições parceiras. A DPE-TO já atende, há cerca de 30 dias, no novo endereço (avenida Filadélfia, n°2.835, setor Jardim América) em um prédio que proporciona mais conforto e acessibilidade ao assistido.

O novo prédio conta com estrutura totalmente térrea, mais ampla, com melhor acessibilidade. Para Murilo da Costa Machado, as instalações atendem aos anseios. “A mudança da sede da Defensoria Pública de Araguaína vem na crescente de proporcionarmos um atendimento mais humanizado. Além disso, nossos membros e servidores terão melhores condições de trabalho. A mudança busca estrategicamente alocar nossa sede nas proximidades do futuro fórum de Araguaína, o que certamente permitirá aos nossos membros, servidores e assistidos uma logística de deslocamento menos impactante”, considerou.

Defensoria Pública-TOSegundo a diretora da Regional da DPE-TO em Araguaína, defensora pública Karine Ballan, o planejamento do novo prédio da Instituição acompanha o crescimento da Defensoria Publica na região, como a instalação na Regional do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) com atuação em toda região Norte do Estado, bem como o crescente número de atendimentos realizados pelo Núcleo de Conciliação e Mediação (Numecom) em Araguaína, além dos atendimentos diários da comarca que chegam a superar 150 pessoas por dia em busca de atendimento jurídico.

O defensor público Luis Sá destacou que estruturas físicas insipientes prejudicam o atendimento ao público: "Estarmos aqui, nesse prédio, sem dúvida apresenta um avanço para a Instituição na comarca porque facilita o desempenho das atividades e possibilita que as pessoas sejam mais bem assistidas. Nós que conhecemos essa história, sabemos muito bem as etapas evolutivas ao longo desses anos, onde a Defensoria foi adquirindo sua autonomia e avançando”, relembrou.

A corregedora-geral da DPE-TO, defensora pública Irisneide Ferreira, conheceu todos os espaços do novo prédio e considerou que a sede atual está com uma visão mais humanizada. “Tudo está mais organizado, sem dificuldade de acesso. Para mim que já fui defensora durante muitos anos em Araguaína, tenho apreço enorme pelo trabalho desenvolvido em aqui. Que com essa repaginada na sede venha a nós essa garra nova para fazer um atendimento de excelência”, estimulou.

O defensor aposentado Antônio Clementino também marcou presença na solenidade. “Me orgulho e me emociono de ter trabalhado sozinho no Bico do Papagaio de 1994 até a segunda turma da Defensoria Pública. Das comarcas que empreendi meu trabalho, não encontro ninguém que possa dizer que eu não tenha trabalhado para o povo e para o Estado do Tocantins. Eu queria ser novo ainda para estar trabalhando”, disse.

Reconhecimento

Defensoria Pública-TOA DPE-TO é reconhecida pelos demais órgãos vinculados ao sistema jurisdicional. O delegado de Polícia Civil Luiz Gonzaga Neto destacou que a Instituição tem um viés humano, com a capacidade de buscar, inclusive, a tutela de direitos que asseguram a vida, necessitando de estrutura para isso. "Hoje estamos vendo a materialização disto, onde as pessoas podem ver o investimento do imposto delas. Parabenizo a Instituição por esse avanço", disse.

Já o promotor de Justiça Tarso Rizo disse que o prédio é um presente para a população de Araguaína: "Em várias oportunidades as pessoas entrarão aqui desesperadas por um auxílio jurídico, e quando elas procuram uma ajuda, querem também ter dignidade no atendimento", salientou.

Participaram da solenidade defensores públicos, servidores, e estagiários do Núcleo Regional, além de convidados da Instituição, tendo prestigiado o evento o superintendente de Defensores Públicos, Fábio Monteiro dos Santos; o diretor do Núcleo Regional de Palmas, Leonardo Coelho; a diretora de Administração da DPE-TO, Jayra Reis; o conselheiro eleito Rubismark Saraiva e o vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), Felipe Cury; bem como representantes dos órgãos locais das Polícias Civil e Militar, Ministério Público, entre outros.

Serviço

O novo prédio fica localizado na Avenida Filadélfia, n°2.835, setor Jardim América. O telefone para informações é (63) 3411-7400.

Fonte: Defensoria Pública-TO