Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

SENAR Realiza Curso Aplicação de Agrotóxico Para Trabalhadores Rurais em Lagoa da Confusão

Data do post: 31/08/2018 14:51:58 - Visualizações: (776)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), instituição coordenada pelo presidente, Paulo Carneiro, realizou na Fazenda Diamante, no município de Lagoa da Confusão, em parceria com o Sindicato Rural, presidente Ricardo Rosa da Silva, o curso de Trabalhador na Segurança do Trabalho -  Aplicação de Agrotóxico para 12 alunos da região.

FAET-TOA intenção é que os agricultores e trabalhadores rurais aprendam a utilizar corretamente os agrotóxicos aliando a preservação do meio ambiente e a proteção à saúde tanto do aplicador quanto do consumidor final.

No decorrer das aulas, os participantes aprendem sobre como preservar o meio ambiente, a utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs), noções de primeiros socorros, regulagem e manutenção de equipamentos, aplicação correta de agrotóxicos, conceitos de toxicidade, e noções quanto às leis que regulamentam o uso desses produtos.

A instrutora Francisbrenda Borges da Silva explicou que "os agrotóxicos são potencialmente perigosos, e seu uso indiscriminado pode causar danos irreparáveis, porém, um dos objetivos do curso é ajudar o produtor a utilizá-lo de maneira correta, para assim ele se tornar um importante aliado no combate de pragas as técnicas corretas colocadas em práticas será o sucesso profissional desses trabalhadores”. Concluiu a instrutora.

FAET-TOO aluno Raimundo Mendes de Sousa, comentou que o curso despertou nele ainda mais o interesse nos cuidados necessários para se manusear os produtos com cautela e muito cuidado. “Aprendi os principais cuidados que devo ter com cada produto como: Interpretação do rótulo dos agrotóxicos, inseticida, fungicida, acaricida, herbicida, adjuvantes e outros, conhecer melhor das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos, rotulagem e sinalização das áreas de risco, sinais e sintomas de intoxicação e de primeiros socorros, contato com a pele, contato com os olhos, ingestão, inalação. Me sinto mais preparado para colocar em pratica tudo que foi me repassado”. Disse o aluno.

OBJETIVO PRINCIPAL DO CURSO:

Aprender a introdução, importância e utilização do agrotóxico; a legislação federal: NR31.8 a legislação distrital: lei 414/93. Classificar os agrotóxicos, EPI’S, e utilização de forma correta do EPI, de exposição aos agrotóxicos e tipos de intoxicação, principais sintomas de intoxicação, riscos dos agrotóxicos durante o preparo da calda e na aplicação. Procedimentos para transporte de agrotóxicos: legislação, procedimentos e cuidados, sinalizações, observações em caso de acidentes e vazamentos, documentos obrigatórios, responsabilidades, infrações e penalidades, limites de isenção.

Fonte: FAET-TO