Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Consultores Ambientais Participam de Encontro do Sinaflor no Naturatins

Data do post: 31/08/2018 16:02:28 - Visualizações: (744)

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promoveu nesta quinta-feira, 30, um encontro com os usuários do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

Naturatins-TOA reunião aconteceu no auditório do órgão e teve como finalidade integrar os consultores ambientais que utilizam o sistema em suas atividades, com os técnicos do Instituto para melhorar a utilização da ferramenta.

A abertura do evento foi realizada pelo o vice-presidente do Instituto, Antonio Marcos Barreto, que deu as boas-vindas a todos e destacou a seriedade do Naturatins na condução dos serviços prestados. “Este encontro é realizado com o objetivo de melhorar a relação do órgão com o usuário do Sinaflor. Queremos ouvir todos vocês no sentido de aumentar a melhoria no acesso ao sistema, já que vocês é parte importante do processo”, salientou.

Para o supervisor de Produtos e Subprodutos Florestais, Rodrigo Sávio, o encontro alcançou o intuito que foi ouvir os responsáveis técnicos quanto ao Sinaflor. E também ouvir as sugestões de melhoria em relação ao sistema. “Após esta reunião, o Naturatins irá confeccionar um documento que será encaminhado ao Ibama com as demandas levantadas. Porque é o Ibama, o órgão responsável pela manutenção do sistema" adiantou.

Naturatins-TOA diretora de Licenciamento Ambiental, Caroline Bueto, reforçou que a reunião atingiu o esperado. “O encontro pretende alinhar os procedimentos de análise e cadastramento no Sinaflor, ferramenta criada pelo Ministério do Meio Ambiente/Ibama, onde a  função é a sistematização dos procedimentos oriundos de origem florestal”, enfocou.

O evento contou também com a participação do superintendente do Ibama no Tocantins, Lucas Santos Costa.

Sinaflor

Desde o último mês de maio, todas as atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) estão sendo efetuadas por meio do Sinaflor ou por sistema estadual integrado (Art. 70 da Instrução Normativa Ibama Nº 21, De 24 De Dezembro de 2014 - Alterada pela Instrução Normativa Ibama Nº 13, De 18 De Dezembro de 2017).

Fonte: Naturatins-TO