Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo do Estado Recebe Adesão de 32 Municípios que Assinam o Protocolo do Fogo

Data do post: 04/09/2018 16:13:15 - Visualizações: (698)

Na manhã desta terça-feira, 4, o governo do Estado por  meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), juntamente com 32 municípios assinaram o acordo para a implantação e renovação do Protocolo do Fogo.

Ascom/ Governador Mauro CarlesseA medida visa reduzir as queimadas e os incêndios florestais no Estado, de maneira a retirar o Tocantins do ranking nacional das queimadas.

No evento o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, agradeceu a presença de todos os participantes em nome do governo do Estado, relatou aspectos positivos do fogo, mas chamou a atenção no sentido de seja utilizado de maneira responsável conforme as normas ambientais, quando destacou que o fogo resulta em grandes prejuízos a fauna, a flora e a vida humana.

“Entendo que os prefeitos e os secretários Municipais de Meio Ambiente, aqui presentes estão no caminho certo por dois motivos. Primeiro por aceitarem fazer parte deste compromisso e depois por saírem das suas cidades e estarem presentes neste evento, assinando efetivamente este Termo de Acordo ambiental”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, reforçou a parceria com o Naturatins, outros órgãos estaduais e os municípios destacando que, para minimizar os efeitos do fogo, é necessária a efetiva participação dos municípios, ONGs e da sociedade. “A Semarh contratou brigadistas e também realizamos parceria com o Corpo de Bombeiros, que irá viabilizar um avião para combater o fogo em regiões de difícil acesso”, adiantou.

Representando os prefeitos do Tocantins, a prefeita do município de Guaraí, Lires Tereza Ferneda, explicou que o uso do fogo não pode interferir na natureza de forma a dar prejuízo a vida, as cores, aos sonhos, a economia. “Temos que nos unir no combate as queimadas para que tenhamos melhores condições de vida. E também para que ocorra a preservação do meio ambiente”, enfatizou.

O Comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Coronel Athos Roberto, considerou que o combate às queimadas deve ser por meio da educação. “É necessário mudar os conceitos, porque é comum usar o fogo para limpar os quintais e as roças, mas tudo tem que ser feito com técnica, isso deve ser ensinado nas escolas,” frisou.

O secretário de Meio Ambiente de São Félix, Carlos Irael, destacou a pontuação do ICMS Ecológico, instrumento do governo do Estado de apoio à gestão ambiental. “Ao realizar ações ambientais no meu município, nós fortalecemos a pontuação no ICMS Ecológico, ao passar de R$ 5 mil reais, para R$ 400 mil mensais. Este crescimento tem respaldo na parceria que temos com o Naturatins, Semarh, os seguimentos sociais e a comunidade que nos apoia”, ressaltou.

Educação Ambiental

A assinatura do Protocolo do Fogo é resultado de uma forte parceria entre o Naturatins e a Semarh, quando equipes de educação ambiental destas instituições percorrem os municípios e desenvolvem ações  estratégicas de prevenção e controle as queimadas junto à  comunidade local e poder municipal, com o objetivo de debater e acolher  propostas de prevenção aos incêndios e  queimadas no Estado.

Fonte: Ascom/ Governador Mauro Carlesse