Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Reanimação Cardíaca é Tema de Palestra na 3ª Semana da Saúde

Data do post: 05/09/2018 17:53:52 - Visualizações: (847)

“Toda pessoa bem treinada é capaz de fazer um atendimento adequado e salvar uma vida, mesmo que não seja da área da saúde”. 

Tribunal de Justiça-TOA afirmação é da cardiologista Elaine Ferreira, médica do Espaço Saúde do Tribunal de Justiça, ao abrir a palestra “Salve uma vida. Aprenda como agir diante de uma parada cardíaca”, na tarde desta quarta-feira (05/09), durante programação da 3ª Semana da Saúde.

A médica listou as principais causas de parada cardíaca, destacou os sinais para reconhecer uma pessoa nessa condição e explicou como proceder para reanimar a vítima, a partir da massagem cardíaca até a chegada do desfibrilador ou do serviço de emergência.

Ainda durante a palestra, a especialista realizou simulação com um boneco para elucidar o procedimento e destacou que, ao presenciar uma parada cardíaca, o mais importante é manter a calma e focar no socorro à vítima. “As pessoas costumam entrar em pânico, ainda mais se for com um ente querido ou algum conhecido. O melhor é manter a calma e não fazer tumulto. Se a pessoa souber socorrer, deve fazer o que aprendeu, se não, deve dar espaço para quem sabe ou para o profissional”, ressaltou.

Thais Costa de Souza, estagiária da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), lembrou o desespero que sentiu ao presenciar um episódio de parada cardíaca no avô e reconheceu a importância do treinamento para ajudar em momentos como esse. “Achei super interessante. Ensinou o que devemos fazer em caso de emergência até chegar a ajuda de um profissional. Foi muito proveitosa a palestra”, avaliou.

Vale ressaltar que as pessoas interessadas em aprender a lidar com situações como esta podem procurar, durante a Semana da Saúde, o estande sobre reanimação cardíaca, instalado no hall do TJTO.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO