Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Apoia Festa da Colheita do Capim Dourado no Jalapão

Data do post: 17/09/2018 15:51:05 - Visualizações: (673)

Como nos anos anteriores, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apoiou a Festa da Colheita do Capim Dourado, realizada em Mateiros, no Povoado Mumbuca, região do Jalapão.

Naturatins-TOA 10ª edição contou com a presença do presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, que participou da programação nos dias 14 e 15, sexta-feira e sábado.

Na oportunidade Marcelo Falcão reuniu-se com os servidores do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), quando abordou a gestão daquela unidade de conservação de tempo integral. Aproveitou a visita também para apresentar os avanços institucionais conquistados nesta nova gestão.

Sobre a programação da Festa da colheita, o presidente relatou. “O capim dourado é fonte de renda para a comunidade Mumbuca. O artesanato confeccionado a partir das hastes conquistou o mercado. As peças são muito bonitas e já conhecidas no País. Sabemos que esta festa é uma expressão cultural muito rica”, por essa razão deve ser preservada”, destacou.

O gestor enfatizou que o Naturatins respeita e apoia toda atividade, principalmente pela seriedade que os moradores da região comemoram o início do manejo sustentável da planta. “A Festa da colheita do capim dourado, foi bem organizada e a comunidade pode contar com o Naturatins que sempre estará auxiliando na proteção e conservação da biodiversidade daquela região”, explicou.

Uma equipe técnica do Naturatins auxiliou nas discussões das Mesas Redondas quando foram apresentados temas como Defesa do Cerrado Projeto de Lei do Capim Dourado, Projetos, Pesquisas em Comunidade Quilombola, além de Pesquisa, Registro e Fomento da Viola de Buriti.

O evento também teve o apoio da Prefeitura de Mateiros, MPF, Iphan, Seden, Icmbio, Sebrae, Rede Cerrado, Ongs e Associações ligadas ao meio ambiente.

Fonte: Naturatins-TO