Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mapeamento da Saúde do Servidor tem Início na Comarca de Palmas

Data do post: 24/09/2018 13:27:24 - Visualizações: (657)

O mapeamento, idealizado pelo Centro de Orientação, Mediação, Conciliação e Interlocução em Litígios Internos e Administrativos, Gerenciamento de Crises e Prevenção de Demandas (COMCILIA) com o apoio do Comitê Gestor de Atenção Integral à Saúde do TJTO, é resultado do projeto Corregedoria Cidadã, que levantou a  necessidade de um olhar mais atento à saúde dos servidores durante visita às 42 comarcas do estado.

Tribunal de Justiça-TOConforme destacou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, os bons resultados do Judiciário dependem, além da capacidade técnica dos servidores em magistrados, de um ambiente de trabalho saudável para manutenção da qualidade de vida laboral. "Idealizamos o projeto com o objetivo de promover um estudo aprofundado das condições gerais do trabalho dos servidores e magistrados, bem como identificar, para conter e ou até mesmo prevenir, eventuais indicadores de sofrimento ou doenças causados pelo trabalho", disse.

O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, também destacou a importância de promover o bem-estar físico e mental dos servidores e afirmou que o mapeamento vai ajudar a embasar as próximas ações e programas no Judiciário estadual. “Desde 2016 o Comitê de Saúde do TJTO desenvolve ações para promover a qualidade de vida dos servidores do Judiciário e esse projeto da Corregedoria revela o quanto estamos alinhados nesta questão. É justo que cuidemos cada vez mais da saúde mental e psíquica de quem trabalha no Judiciário e o levantamento será mais uma ferramenta para fomentar um bom ambiente de trabalho", afirmou.

Palmas

A comarca de Palmas é a primeira a ser mapeada e os servidores poderão participar da pesquisa até sexta-feira (28/09). A partir das respostas do questionário, preenchido de forma voluntária e anônima, será feito o mapeamento dos riscos à saúde, decorrentes da rotina e do ambiente de trabalho.

Para a diretora do foro de Palmas, juíza Flávia Afini  Bovo, os servidores e magistrados que atuam no Fórum estão bastante otimistas com o projeto e a iniciativa deverá trazer bons resultados para a saúde dos trabalhadores. "O Tribunal já evoluiu muito, seja no lado tecnológico, seja em infraestrutura; e é com muita felicidade que vejo que a preocupação vai muito além, na sensibilidade de verificar a questão psicossocial de magistrados e servidores; esse é um tema muito importante, uma vez que precisamos estar bem para trabalhar", concluiu.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO