Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Participa da Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

Data do post: 26/09/2018 11:49:38 - Visualizações: (659)

Autoridades do turismo brasileiro reuniram-se na tarde de terça-feira, 25,  durante a 5ª reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Sob a presidência Leandro Garcia, presidente do Fórum, o encontro contou com a participação do secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, representando o ministro do Turismo Vinícius Lummertz Silva.

Seden-TOO superintendente de Desenvolvimento Turístico, Jandy Carvalho, ocupou  cadeira representando o Tocantins, quando pediu atenção especial do Governo Federal para o setor. A reunião ocorreu no auditório 2 do Anhembi, em São Paulo.

Jandy Carvalho fez uma explanação dos atrativos turísticos do Estado. Em seguida, apresentou vídeo mostrando as belezas naturais do Tocantins. “Temos um potencial turístico invejável, que vem aumentando a demanda de turistas nacionais e internacionais”, disse ele, acrescentando: “por isso, peço o apoio aos membros do Fórum, seja com ideias, sugestões ou orientações”.

O representante do Ministério falou sobre os três conceitos adotados pelo órgão no planejamento da Abav Expo 2018: convergência, inovação e diálogo. Os conceitos, segundo ele, justificam a arquitetura e forma de apresentação dos estandes, bem como a forma de apresentação e de divulgação da Feira pelo Ministério.

O presidente do Fórum, Leandro Garcia, destacou a importância do colegiado, ressaltando que os participantes expressam o pensamento e a ação do Executivo Estadual na gestão do Turismo. “Isso faz com que sejamos um bloco de expressão técnica e política”. Avaliou o encontro como "bastante positivo, tanto pela presença da maioria dos integrantes, quanto pela explanação da estratégia do Fórum para alcançar o nosso objetivo, que é o fortalecimento desse setor que tem movimentado consideravelmente a economia do país."

Pauta

Além dos informes e assuntos internos, o Fórum abriu espaço para apresentação de casos de sucesso e de projetos. Dois deles, com o objetivo de promover o turismo brasileiro internacionalmente: o Matcher Travel Business Opportunities, evento de promoção internacional do Brasil, a ser realizado em Fortaleza (CE), de 19 a 20 de fevereiro de 2019, e o programa Tourism Internacional Market Workforce, apresentado pela Promo Inteligência Turística.

“A reunião foi muito produtiva, com uma grande troca de informações, e agora vou trabalhar para implantar as metas discutidas durante a reunião”, pontuou Jandy Carvalho.

Atuação

O Fórum atua, junto com o Conselho Nacional do Turismo, como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do Turismo brasileiro, formando o Núcleo Estratégico do Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo.

Por meio do Fornatur, importantes temas relacionados à temática Turismo já foram deliberados ou encontram-se em execução,  a exemplo da  criação do Ministério do Turismo;   criação da Comissão Permanente de Turismo na Câmara dos Deputados; elaboração de documento entregue aos Presidenciáveis em 2002 (CBRATUR); elaboração do Plano Nacional do Turismo; instalação dos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo; instalação do Programa de Regionalização/Roteiros do Brasil; elaboração dos novos critérios para distribuição de recursos descentralizados do Ministério do Turismo e Embratur aos estados para a promoção nacional e internacional; instalação do Fórum Mundial do Turismo, dentre outros.

Fonte: Seden-TO