Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Promove o 4º Workshop Sobre o Sinaflor

Data do post: 27/09/2018 15:28:23 - Visualizações: (796)

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), promoveu o 4º Workshop sobre o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

Naturatins-TOO evento aconteceu no auditório do órgão ambiental e teve com objetivo repassar aos consultores ambientais mais detalhamentos sobre o Sistema, no sentido de aperfeiçoar a utilização da ferramenta.

Na abertura do evento o vice-presidente do Instituto, Antonio Marcos Barreto, destacou que a missão dada ao Naturatins pelo governo do Estado foi de criar mecanismos para cada vez mais, os empreendedores e os consultores ambientais tenham do Naturatins mais suporte para auxiliar no aumento do desenvolvimento econômico no Tocantins.

“O nosso objetivo é trabalhar com mais celeridade, de maneira a destravar todos os processos de licenciamento e autorizações ambientais, com a devida proteção a Natureza e a legislação, para efetivarmos uma forte parceria com o setor produtivo do Estado”, declarou.

O técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Paulo Vinícios Marinho, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Sinaflor, abordou a necessidade  alinhar os procedimentos de análise e cadastramento no Sinaflor.

“O Sinaflor tem como objetivo sistematizar dos procedimentos oriundos de origem florestal. A nossa finalidade é criar uma padronização da análise técnica dos processos. Ao fazer o cadastro o consultor ambiental preenche as informações gerais do empreendedor, bem como o perfil ambiental, o inventário florestal, o cronograma de exploração dentre outros, cada um com o seu respectivo responsável técnico (RT)”, salientou.

O supervisor de Produtos e Subprodutos Florestais, Rodrigo Sávio, destacou que este é 4º workshop promovido pelo Naturatins. “Após levantarmos as demandas dos encontros anteriores, hoje temos conosco um dos técnicos do Ibama que implementou o Sinaflor.  Com as explicações poderemos juntos tirar dúvidas dos participantes e com isso buscarmos uma padronização das análises dos processos. Assim o empreendedor, o consultor ambiental e o Naturatins terão mais agilidade e transparência nos procedimentos”, enfocou.

Sinaflor

Desde o último mês de maio, todas as atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) estão sendo efetuadas por meio do Sinaflor ou por sistema estadual integrado (Art. 70 da Instrução Normativa Ibama Nº 21, De 24 De Dezembro de 2014 - Alterada pela Instrução Normativa Ibama Nº 13, De 18 De Dezembro de 2017).

Fonte: Naturatins-TO