O Estado do Tocantins Comemora 30 Anos de Criação

Data do post: 04/10/2018 13:23:58 - Visualizações: (211)    Imprimir

A Assembleia Legislativa comemora nesta sexta-feira, 5, os 30 anos de criação do Estado do Tocantins. A data marca a luta do seu povo e lideranças que esperaram 167 anos pela sua emancipação.

Assembleia Legislativa do TocantinsO novo Estado foi criado em 5 de outubro de 1988 e, depois de um ano de Assembleia Estadual Constituinte, foi promulgada a Constituição do Tocantins. Na ocasião, foi realizada a primeira eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Por ser o mais velho, o primeiro presidente a assumir o comando da Assembleia Legislativa foi o deputado Vicente Confessor, responsável por realizar a eleição para a composição da Mesa Diretora. Raimundo Boi foi o primeiro deputado estadual empossado como presidente do Parlamento tocantinense.

Primeira Eleição

Marcada para o dia 15 de novembro de 1988, a primeira eleição do Estado escolheu governador e vice, deputados federais,  estaduais e senadores. O  total de votantes foi de 358.675, de um universo de 434.932 eleitores.

Além do governador José Wilson Siqueira Campos e do vice-governador Darci Coelho, foram eleitos os senadores Carlos Patrocínio, Moisés Abrão e Antônio Luis Maia; os deputados federais Ary Ribeiro Valadão, Eduardo Siqueira Campos, Paulo Mourão, Edmundo Galdino, Alziro Gomes, Freire Júnior, Moisés Avelino e Paulo Sidney; e também 24 deputados estaduais e 62 prefeitos.

História da Assembleia

O Estado do Tocantins foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1989, na cidade de Miracema, capital provisória. A primeira sede da Assembleia Legislativa teve lugar em uma sala de aula improvisada da atual Unitins, transformada em primeiro plenário, na mesma cidade. Com a mudança para Palmas, teve sua primeira sede provisória de madeira; e, em 1995, o Poder Legislativo mudou-se para sua sede definitiva na Praça dos Girassóis.

O Parlamento está hoje em sua 8ª Legislatura, que se encerra em 1º de fevereiro de 2019. Até o momento, 15 parlamentares já presidiram a Casa de Leis: Raimundo Boi, Luiz Tolentino, Abrão Costa, Cacildo Vasconcelos, Vicentinho Alves, Marcelo Miranda, João Renildo, César Halum,  Carlos Henrique Gaguim, Júnior Coimbra, Raimundo Moreira, Sandoval Cardoso, Osires Damaso, Mauro Carlesse e Luana Ribeiro.

Nestes 30 anos de criação, o Tocantins foi conduzido pelos governadores José Wilson Siqueira Campos, Moisés Avelino, Raimundo Boi, Marcelo Miranda,  Carlos Henrique Gaguim, Sandoval Cardoso e Mauro Carlesse. 

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Nêgo D´água Afundando: Prefeito de Angico (TO) Pode Perder o Cargo Por Improbidade Administrativa

Foto da notícia

Data: 14/10/2018 01:54:29 - Visualizações: 2660

Notícias Relacionadas

16/10/2018
Polícia Militar Prende Casal Por Posse Ilegal de Arma de Fogo

16/10/2018
Autor de Furto Qualificado é Indiciado Pela Polícia Civil

16/10/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Roubo

16/10/2018
Corpo de Bombeiros Alerta Para Incidência de Tempestade com Raios em Todo o Tocantins

16/10/2018
Reunião do Fumpol é Realizada Pela Secretaria da Segurança Pública em Palmas

16/10/2018
Homem é Condenado a 16 Anos Por Homicídio Qualificado

Todas as Notícias