Reunião Discute Retirada da Vacinação Antiaftosa e Participação do Tocantins no Combate a Doença na Venezuela

Data do post: 09/10/2018 18:25:11 - Visualizações: (163)    Imprimir

O Tocantins está cada vez mais engajado rumo à retirada da vacinação contra a febre aftosa. Nesta terça-feira, 9, responsáveis técnicos e gerentes dos programas sanitários reuniram-se para debater, entre outros, o balanço da reunião do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026, realizada entre os dias 1º e 5 de outubro, em Brasília.

Adapec TocantinsNa ocasião, foi apresentado aos participantes um cronograma pactuado entre os estados brasileiros e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que deverá ser colocado em prática gradativamente.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, disse que os profissionais farão as sugestões que serão levadas a Superintendência Federal da Agricultura (SFA-TO). “As discussões servirão para colaborarmos com a atualização de manuais e alteração nas legislações, além de melhorar nossas atividades que já estão em andamento, principalmente, em relação à vigilância ativa e passiva e atendimento a notificação de produtores rurais”, relatou.

Para o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, o Estado tem seguido a programação prevista no Plano estratégico e buscado investimento para atender todas as solicitações. “Estamos preparados para avançar nosso status sanitário, e pelo resultado da reunião em Brasília estamos no caminho certo, integrando ações, buscando o aprimoramento e seguindo todas as exigências”, ressaltou.

Venezuela

Adapec TocantinsO Tocantins participará da missão diplomática de combate à febre aftosa na Venezuela, que está sendo coordenada pelo Mapa. No acordo, os 27 estados irão ceder pelo menos dois médicos veterinários para participar do combate a doença. As atividades que serão realizadas naquele País vão desde o cadastro de propriedades rurais, vacinação do rebanho, geolocalização das propriedades, entre outros.

A missão vai colaborar com a execução do programa de erradicação da febre aftosa por dois anos, a primeira etapa da campanha está prevista para ocorrer do dia 15 de outubro a 15 de dezembro naquele país.

Dados

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil foi reconhecido livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no último mês de maio. A Venezuela é o único país da América Latina declarado “não livre” em toda a sua extensão territorial. Segundo dados da Cosalfa e OIE/2017, o rebanho bovino brasileiro, o maior do mundo, soma 219 milhões de cabeças. Na Venezuela, há 15,450 milhões cabeças e a última ocorrência de febre aftosa foi registrada em abril de 2013.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 1300

Notícias Relacionadas

14/12/2018
Deputados Prestigiam Posse do Procurador-geral de Justiça no MPE

14/12/2018
Polícia Civil Conclui Investigação e Indicia Suspeito Por Homicídio Qualificado

14/12/2018
Justiça Condena Homem a 14 Anos de Prisão Por Roubo a Loja na Capital

14/12/2018
Luana Solicita ao Governo Convocação dos Candidatos Aprovados no Concurso da Defesa Social

14/12/2018
CGJUS Apresenta Resultados do Projeto de Mapeamento Psicossocial

14/12/2018
Polícia Civil Prende Mãe e Filho Suspeitos de Praticar Crimes Diversos

Todas as Notícias