Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Animais que Participarão de Eventos Pecuários Podem Ser Vacinados Contra Aftosa a Partir do Dia 11 de Outubro

Data do post: 09/10/2018 18:50:41 - Visualizações: (694)

A partir desta quinta-feira, 11, os produtores rurais que desejam participar de eventos pecuários, com bovídeos de até 24 meses, devem procurar a Agência de Defesa Agropecuária para solicitar a antecipação da vacinação contra a febre aftosa.

Adapec TocantinsSegundo o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, a medida tem o objetivo de atender aqueles produtores rurais que vão comercializar seus animais em eventos pecuários. “Além de garantir a sanidade do nosso rebanho, pois existe um prazo de carência para movimentação dos animais após aplicação da vacina, queremos também garantir que a economia não fique paralisada em virtude da vacinação do rebanho, por isso, essa antecipação é oferecida aos produtores rurais”, disse o presidente.

Para a antecipação da vacina, os produtores rurais devem procurar uma unidade da Agência e requerer autorização para a compra da vacina nas lojas agropecuárias. “É importante ressaltar que quando é feita a solicitação da  antecipação da vacina para determinada propriedade, todos os animais em idade vacinal, ou seja, aqueles de até 24 meses, que é o foco da segunda campanha, deverão ser vacinados, e não apenas os que participarão de eventos”, disse a responsável técnica do Programa Estadual de Eventos Pecuários, Caroline Soares Sousa, acrescentando que é necessária a comprovação da vacinação na Adapec.

Existe uma carência obrigatória após a vacinação para o transporte de animais, sendo de 15 dias para aqueles que receberam apenas uma vacinação e sete dias para os animais com duas vacinações.

Segunda Etapa da Campanha

A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa ocorrerá entre os dias 1º e 30 de novembro, devendo ser vacinados os animais de até 24 meses de idade.

Fonte: ADAPEC Tocantins