Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Setas Promove Seminário Sobre Gestão do Trabalho e Vigilância Socioassistencial

Data do post: 15/10/2018 14:06:33 - Visualizações: (739)

Visando conhecer melhor a realidade dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) promove nesta segunda e terça-feira, 15 e 16, palestras, debates e mesa redonda no II Seminário de Gestão do Trabalho e Vigilância Socioassistencial, que acontece no auditório do Comando Geral da Polícia Militar em Palmas.

Setas-TOA gestora da Setas, Wande Mary Oliveira, durante a abertura do evento, falou da importância do Seminário para o Tocantins e do cuidado para com os trabalhadores do SUAS: “São esses trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social nossa principal tecnologia que faz com que as ofertas do Estado cheguem até a população que dela necessita, precisamos portanto estar atento à saúde desses trabalhadores e também cuidar da preservação de seus direitos”.

O evento conta com a presença de representantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Fórum dos Trabalhadores e Trabalhadoras Estadual do Sistema Único de Assistência Social (FETSUAS), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/TO), Conselho Regional de Psicologia (CRP), e Ministério Público Estadual.

No primeiro dia o tema a ser discutido é a Gestão do Trabalho e Educação Permanente. O palestrante Antônio Santos Barbosa de Castro, Técnico da Coordenadoria Geral da Gestão do Trabalho no SUAS, apresentou os “Desafios e Estratégias para Gestão do Trabalho e Educação Permanente no âmbito do SUAS” e trouxe um panorama atual das duas áreas, assinalando o que tem sido feito e apontando os desafios para o futuro. “A Gestão do Trabalho compreende ações que se preocupam com a saúde do trabalhador e a garantia e manutenção de seus direitos, e a área de Educação Permanente busca qualificar os trabalhadores para que as ofertas de serviços à população cheguem da melhor maneira possível”, afirmou Antônio.

No período vespertino o palestrante apresenta os temas “O Papel da Supervisão Técnica para o processo de Educação Permanente do SUAS – Estratégias, Possibilidades e Seus Desafios” e “A Importância e os Desafios para Implantação do Núcleo de Educação Permanente do SUAS (NUEP)”. Também estão previstos debates e mesa redonda.

Na manhã da terça-feira a gerente de Gestão do SUAS, Gildeth Evangelista, apresenta um panorama sobre a Vigilância Socioassistencial no Estado do Tocantins; e o coordenador de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (SNAS/MDS) Paulo Eugênio Clemente Júnior fala sobre “Estratégias para a Estruturação da Vigilância Social no SUAS”.

Fonte: Setas-TO