Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Participa de Ação de Limpeza no Rio Araguaia

Data do post: 23/10/2018 22:18:05 - Visualizações: (726)

A supervisão da Área de Proteção (APA) Ilha do Bananal/Cantão, participou no  último sábado, 20, da IV Coleta de Lixo no Rio Araguaia.

Naturatins-TOA ação de educação ambiental aconteceu no percurso acima do Porto do Cais, em frente à Praia da Gaivota em Araguacema, até a Ilha de Peixe, acima do Rio Caiapó, nas margens direita e esquerda do Rio Araguaia.

A atividade fez parte de uma parceria com a Equipe Araguaia limpo e resultou no recolhimento de um caminhão caçamba de lixo. Dentre os resíduos foram encontrados geladeira, cadeiras, pneu, porta, garrafas pet e de vidro, além de calçados.

O supervisor da APA Ilha do Bananal Cantão, Jovane Ferreira, destacou que a ação recebeu o apoio do Naturatins, visto que o órgão visa à preservação ambiental da região. “Esperamos que esta coleta de lixo se fortaleça e se torne tradição. Esperamos que a população se sensibilize com os mananciais e preservação da natureza no âmbito em geral, que  é dever de cada cidadão" apontou.

Naturatins-TOSegundo um dos idealizadores e coordenador da coleta, João Nilson, o objetivo é no mês de setembro recolher o lixo deixado nos acampamentos. “Ficamos surpresos porque retiramos novamente das praias e do rio Araguaia, um caminhão de lixo. Agora a proposta é nos fortalecer e levar essa ideia para as escolas, no sentido de conscientizar as crianças. Educação infantil será o nosso objetivo,” explicou.

O projeto iniciou em 2015 e além do Naturatins, a ação contou com parcerias da prefeitura de Araguacema, sociedade civil, por meio de empresários e comerciantes locais, igrejas e da comunidade, dentre eles pescadores que fazem parte do Projeto Pirarucu, com o Acordo de Pesca no município de Araguacema, que possuem base de apoio no Rio Caiapó.

Fonte: Naturatins-TO