Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Formandos do IFPA Visitam Naturatins Para Intercambio Sobre Gestão de Recursos Hídricos

Data do post: 24/10/2018 11:52:53 - Visualizações: (753)

Na manhã desta  terça-feira, 23, alunos do curso de Tecnologia e Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus de Conceição do Araguaia, acompanhados pela professora da disciplina de Gestão e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Simone Oliveira, visitaram a sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas. 

Naturatins-TOA turma veio a capital do Tocantins para conhecer a estrutura do órgão ambiental, especialmente a área relacionada a gestão dos recursos hídricos. Os estudantes foram recebidos pelo presidente do Naturatins, Marcelo Falcão e acompanhados pelo gerente de Controle de Uso dos Recursos Hídricos da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto, Luan de Sousa Ribeiro, que em seguida ministrou uma palestra para os visitantes.

O presidente Marcelo Falcão recebeu pessoalmente os alunos em seu gabinete para desejar boas-vindas a turma e o bom desempenho dos estudantes na busca de conhecimento sobre os procedimentos técnicos operacionais do Instituto. "Entre outros aspectos, o Naturatins tem a missão de viabilizar o  desenvolvimento sustentável do Estado através da gestão e cumprimento da legislação com vistas ao atendimento dos critérios ambiental, social e econômico", destacou o presidente estendendo o convite.

"Além da Agenda Azul e toda a parte de licenciamento, disponibilizamos a Agenda Verde, a Agenda Marrom,  somos responsáveis por alguns Parques Estaduais, como o Cantão, o Jalapão, o Monumento das Árvores Fossilizadas; também contamos com os setores que cuidam da fiscalização, do monitoramento e nos colocamos à disposição no apoio de acompanhamento de visitas às nossas unidades conservação", complementou Marcelo Falcão.

A professora e engenheira Ambiental, Simone Oliveira, sintetizou o objetivo do intercâmbio com os alunos. "Esses alunos são formandos e com essa visita estamos oferecendo uma oportunidade para que eles possam ver como são os procedimentos de gestão dos recursos hídricos, quais as dificuldades e o que se torna necessário na busca de soluções, pois essa será uma das áreas de atuação desses estudantes", resumiu.

Naturatins-TOUm dos formandos da turma do IFPA, Bruno Wesley de Aguiar Rosa, comentou a visita. "Nós consideramos importante e muito rico os recursos naturais do Tocantins.  Anteriormente eu estive em uma visita semelhante no Parque Estadual do Cantão com a turma. Nós buscamos aprimorar mais os nossos conhecimentos recebidos em sala de aula. O ensino técnico federal nos proporciona ver na prática e absorver um pouco mais o que vemos  na teoria", relatou.

Os estudantes acompanharam, atentos, a palestra do gerente Luan Ribeiro, que fez uma abordagem sobre o dominalidade, a legislação, a competência do monitoramento, do licenciamento e da fiscalização de cursos d água de rios estaduais e federais. Na oportunidade também foi mostrado como funciona a análise processual a emissão dos atos de outorga e a interação com órgãos, como a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Comitês de Bacias Hidrográficas, comunidades acadêmicas, além de órgãos ambientais estaduais e municipais.

Fonte: Naturatins-TO