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Técnicos Avaliam Ações de Biodiversidade Para Planejamento 2019

Data do post: 24/10/2018 15:52:17 - Visualizações: (686)

Nesta terça-feira, 23, a equipe da Gerência de Pesquisa e Informação da Biodiversidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou mais uma reunião técnica de levantamento e avaliação das atividades realizadas neste ano, com o objetivo de identificar as demandas e os caminhos para elaboração do planejamento das ações, atividades e projetos para 2019.

Naturatins-TODesde que assumiu a presidência do Naturatins, Marcelo Falcão, vem se reunindo constantemente com os gestores das agendas ambientais do órgão. "Em fase de conclusão, o mapeamento dos processos do Instituto pretende permitir a visualização da capacidade do órgão e as demandas que surgiram ao longo dos anos. A iniciativa da equipe da Biodiversidade demonstra o envolvimento promissor de nossos servidores, necessário ao desenvolvimento ambiental sustentável do Tocantins, à modernização da gestão e ao cumprimento do compromisso do governo do Estado", sintetizou.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris, falou da iniciativa. "A equipe tem percebido um volume crescente de atividades relacionadas à fauna e a necessidade de reorganizar suas rotinas para garantir a melhoria do funcionamento e da qualidade dos resultados. Em constante diálogo, a equipe técnica avançou para o amadurecimento dessa iniciativa, de forma muito positiva", avaliou.

A bióloga e inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Angélica Beatriz Gonçalves, esclareceu que a equipe se inspirou no trabalho de mapeamento de processos. "Nós adotamos a prática desses encontros para promovermos um diálogo interno e anotação de procedimentos. Hoje estamos aplicando duas ferramentas de avaliação para identificarmos os caminhos a serem seguidos em 2019", pontuou Beatriz, considerando alguns resultados.

"Consideramos como resultados a melhoria da capacidade de análise e avaliação de nossas ações; o alcance do ritmo continuado da análise de processos; a inscrição em um edital de captação de recursos para o projeto do Cefau com apoio da Assessoria de Planejamento; e a articulação com outros setores, para o nivelamento técnico", relatou Beatriz.

Antes desta reunião de avaliação estiveram com profissionais do Licenciamento Ambiental e ajustaram um intercambio para a revisão das normativas do manejo de fauna, no próximo dia 31. Com as parcerias internas esse grupo busca o fortalecimento das equipes que colaboram entre si para o andamento de processos.

Ações

A equipe da gerência de Pesquisa e Informação se alterna na análise de processos para licenciamentos de manejo de fauna, atua de forma administrativa nas aquisições, captação de recurso, compra de material, no manejo dos animais do Centro de Fauna, participam de eventos e realizam atividades educativas, como palestras para comunidades acadêmicas, profissionais da iniciativa privada, técnicos das unidades de conservação e escritórios regionais do órgão.

Fonte: Naturatins-TO