Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Educadoras Ambiental Participam do Seminário REDD na Perspectiva dos Povos Indígenas do Tocantins

Data do post: 24/10/2018 15:57:26 - Visualizações: (730)

Nesta quarta-feira, 24, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) acompanha o segundo dia do seminário REDD - Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal - na perspectiva dos povos indígenas do Estado do Tocantins, realizado em Palmas.

Naturatins-TOO evento tem o objetivo de sensibilizar as lideranças indígenas sobre o REDD do ponto de vista jurídico, econômico e sociocultural, visando a participação, a troca de experiências e a busca de alternativas para geração de renda.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, acredita que o evento trará contribuições essenciais ao trabalho educativo realizado pela equipe do Naturatins. "Acompanhar esse debate é de suma importância para o desenvolvimento de mecanismos de sensibilização que contemplem a compreensão da perspectiva indígena do Estado. Os povos das aldeias do Tocantins têm representantes comprometidos com a preservação ambiental e essa parceria é essencial para o avanço do desenvolvimento ambiental sustentável também das comunidades dessas áreas", afirmou.

A educadora ambiental do Naturatins, Nelma Mota, destacou o fortalecimento. "No Tocantins nós trabalhamos a sensibilização da preservação ambiental nas comunidades urbanas, rurais e indígenas. Levamos orientações sobre cuidados que devemos ter com o uso do fogo, das consequências do desmatamento e da degradação florestal. Portanto esse diálogo é muito importante para fortalecimento do trabalho educativo que empreendemos nas aldeias", avaliou.

A educadora ambiental do Instituto, Edna Mendonça, comentou. "Os incentivos para redução dos desmatamentos das florestas são alternativas que buscamos acompanhar para inserir no diálogo com as comunidades e essa oportunidade traz o alinhamento do nosso trabalho à perspectiva dos povos indígenas do nosso Estado", reiterou.

Sobre o Evento

Nesse encontro está prevista a realização de rodas de conversa e palestra sobre REDD, crédito de carbono, ameaças aos povos da floresta, situação do Tocantins e dos povos indígenas, atuação do governo, Convenção 169 da OIT, ecoturismo e etnoturismo, entre outros temas, sempre visando encontrar alternativas ao REDD. Além de representantes dos povos indígenas, os debates vão contar com representantes da Secretaria de Relações Internacionais para as Américas da UGT, Secretaria Nacional dos Povos Indígenas da UGT, Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), pesquisador do Grupo Dossiê Acre e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins.  

De iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais para as Américas da União Geral dos Trabalhadores (UGT). No Tocantins, o evento é realizado pela União Geral dos Trabalhadores do Tocantins (UGT-TO), com apoio da Secretaria para Assuntos dos Povos Indígenas, da Solidarity Center, da Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (Arpit), da Associação da comunidade indígena da Aldeia Canoanã (ACIAC) e da Associação Progressista da Aldeia de Txuiri (APAT).

Fonte: Naturatins-TO