Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Zootecnista do Naturatins Ministra Palestra em Jornada Acadêmica

Data do post: 24/10/2018 22:34:50 - Visualizações: (765)

Nesta terça-feira, 23, cerca de 60 estudantes do curso de zootecnia e veterinária da Faculdade Católica do Tocantins do campus de Palmas, receberam a palestra - Reabilitação e reintrodução de animais silvestre - da equipe do Centro de Fauna do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), durante a programação da Jornada Acadêmica realizada pela instituição de ensino.

Naturatins-TOO presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, elogiou a relação entre as instituições de ensino e os profissionais do Instituto. "As instituições de ensino tem desempenhado uma extraordinária parceria na sensibilização ambiental, bem como, sobre a importância profissional e formação de nossos estudantes. Reconhecemos a importância do incentivo dos professores intermediadores desses encontros, que tem demonstrado o apreço e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos profissionais do Naturatins. E parabenizo os servidores do Instituto pelo envolvimento, comprometimento profissional e por se colocam sempre à disposição dos futuros profissionais", declarou o presidente.

A palestra ministrada pelo zootecnista do Naturatins, Daniel Albernaz falou da escolha do tema apresentado. "Foi muito bem recebido pelo Naturatins, o convite do professor Thiago para compor a programação da semana acadêmica da Faculdade. Então consideramos importante levar um pouco da nossa experiência sobre o trabalho desempenhado no Centro de Fauna de animais silvestres do Naturatins, para justamente mostrar a esses futuros profissionais, a importância que eles podem ter dentro de uma equipe de triagem de animais silvestres", explicou o zooctenista, enfatizando.

"Então a formação na área de zootecnia não se limita a produção de animais, esses profissionais podem ser capacitados também para atuar na área de conservação ambiental. Acreditamos que foi de suma importância para eles, mostrarmos como funciona passo a passo dessa parte de reabilitação e reintrodução de animais silvestres na natureza. Afinal, eles serão os nossos futuros profissionais e são ele que cuidarão da nossa biodiversidade", concluiu Albernaz.

Para o professor da disciplina de Produção e Conservação de Animais Silvestres e Exóticos da Faculdade, Thiago Tardivo a formação profissional se evidencia no desempenho do trabalho de uma equipe. "Foi um prazer receber os técnicos do Naturatins para trazer informações de extrema importância sobre o trabalho realizado pelo Cefau desde a recepção, reabilitação até o momento da soltura dos animais na natureza. Essa é uma oportunidade dos alunos conhecerem a parte prática, a vivência dentro da zootecnia e que temos profissionais atuando no mercado de proteção de animais silvestres, compondo uma equipe multidisciplinar, mostrando a importância da formação de equipes", relatou o professor, complementando.

Naturatins-TO"O zootecnista tem toda a sua habilidade focada nessa parte de alimentação e nutrição que é de extrema importância, seja para o momento de reabilitação, de readequação alimentar, de desenvolvimento para produção e demais questões fisiológicas que o animal tem que desempenhar. Nada melhor que ter um profissional habilitado trabalhando com outros profissionais. A equipe do Naturatins está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo e nós da Faculdade Católica queremos, cada vez mais, nos unir a esse trabalho com parcerias e que nós possamos desenvolver essa conservação ambiental, em nosso Estado", finalizou Thiago Tardivo.

Para a acadêmica de zootecnia, Watilla Alves, a palestra ampliou a expectativa de atuação no mercado de trabalho. "A palestra foi bastante explicativa, ampliou nossa visão como aluno, para as possibilidades de atuação no campo da zootecnia. Nos permitiu olhar para além da produção animal e perceber a importância do nosso conhecimento profissional para a reabilitação, o manejo de animais silvestres e a atuação em equipe. A exigência de todo esse cuidado, nos mostrou que temos uma função muito importante desde a reabilitação até a soltura do animal no meio ambiente. Reafirma a necessidade da nossa formação profissional, com conhecimento na área de zootecnia, para composição de equipes de trabalho na área de conservação ambiental", afirmou a estudante.

A jornada acadêmica da Faculdade Católica acontece de 23 a 25 de outubro e reúne trabalhos e apresentações de iniciação científica e extensão de acadêmicos dos cursos de Agrárias e Ambiental, na área de convivência da unidade II e além de diversas palestras no auditório da Instituição.

Fonte: Naturatins-TO