Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Realizado Pela DPE-TO, "Biblioteca em Movimento" Inicia Nova Edição Para Arrecadar Livros Literários

Data do post: 29/10/2018 09:44:18 - Visualizações: (712)

Campanha para doação de títulos de literatura tem início hoje, Dia Nacional do Livro, a fim de sensibilizar as pessoas a desapegarem de livros guardados que não são mais lidos.

Defensoria Pública-TOO livro que você já leu e o conhecimento adquirido com essa leitura podem e devem ser compartilhados. Esta é a proposta do projeto “Biblioteca em Movimento”, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e que inicia nesta segunda-feira, 29, Dia Nacional do Livro, uma nova edição. A proposta é ampliar o acervo do Projeto com novos títulos literários por meio da doação de livros de literatura novos ou usados. Qualquer pessoa pode participar.

Um espaço na recepção da Defensoria, em Palmas, foi especialmente preparado para receber doações até 30 de novembro. A campanha acontece em Palmas e nos municípios que possuem Defensoria Pública, no interior do Estado. Quem quiser doar, pode entregar o título nas unidades da DPE-TO ou entrar em contato pelo telefone (63) 3218-6780 para saber como participar.

Com o tema “Dê um final feliz aos seus livros”, o Projeto incentiva o hábito da leitura e tem como objetivo a circulação de obras literárias, já que depois de ler, a pessoa poderá devolver o título à Defensoria ou repassá-lo para uma outra pessoa.

“A ideia, além de proporcionar um atendimento humanizado, é compartilhar cultura e o hábito da leitura, fazendo com que o nosso assistido tenha um atendimento mais agradável, e que possamos contribuir para propagar conhecimento e cultura para nossa comunidade”, destacou o superintendente de defensores públicos em exercício, Leonardo Coelho.

Como funciona

O acervo do projeto Biblioteca em Movimento é público e está disponível gratuitamente a quem busca atendimento jurídico na DPE-TO. Não é necessário fazer ficha cadastral para ter acesso aos livros.

Em Palmas, os títulos estão em prateleiras distribuídas no prédio da Defensoria para que, em todos os setores de atendimento, as pessoas assistidas possam ter acesso prático e facilitado. 

O projeto está implantado nas nove unidades regionais da DPE, no Tocantins. Em todos os casos, os assistidos podem ler os livros enquanto aguardam atendimento. Podem, ainda, levar algum título para casa, devolvendo-o quando concluir a leitura.

Experiência

O trabalhador autônomo e estudante de Direito Melquizedeques Rodrigues Leandro acompanha a esposa, Janeide Pereira Costa Leandro, nos atendimentos que ela recebe na DPE-TO. Foi em um desses momentos que ele conheceu o “Biblioteca em Movimento” e se tornou leitor assíduo do acervo disponibilizado.

“Eu encontro aqui alguns resumos e recortes de livro da minha área com informações que acrescentam na minha vida acadêmica. Encontrei um resumo de Direito Civil e compartilhei com os colegas de turma”, disse Melquizedeques.

O hábito de leitura do casal influenciou o filho, Jonatas Davi, de 10 anos, que assim como os pais, também gosta de ler e já utilizou o acervo do “Biblioteca em Movimento”.

Doações

Na última edição da campanha de arrecadação, realizada em outubro do ano passado, o Projeto recebeu 690 novos títulos para seu acervo. Mas como a proposta é que as pessoas possam levar os livros para suas casas e repassá-los a outras pessoas, sem necessariamente devolver os livros da Defensoria, o acervo precisa ser renovado frequentemente para que novos títulos estejam disponíveis.

Fonte: Defensoria Pública-TO