Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Promove Capacitação Para Grupo Especial de Emergência Sanitária

Data do post: 30/10/2018 09:37:24 - Visualizações: (621)

Teve início na tarde desta segunda-feira, 29 e segue até o dia 1º de novembro, uma reunião promovida pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com o Grupo Especial de Atenção a Enfermidades Emergenciais (Gease), composto por cerca de 50 inspetores de defesa agropecuária da Agência.

Adapec TocantinsO evento está sendo realizado no auditório do Sescoop, em Palmas. O objetivo do evento é apresentar e discutir as ações do Plano Estratégico de retirada da vacina contra febre aftosa no Tocantins.

Na abertura da reunião, o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância do trabalho do grupo no processo de retirada da vacinação contra aftosa. “Temos um grande trabalho pela frente, que é a retirada da vacina contra aftosa, por isso, contamos com este grupo que tem papel fundamental na defesa sanitária do Tocantins para realizarmos dentro dos prazos, todas as ações previstas no plano estratégico do Ministério da Agricultura”, ressaltou Alberto.

O diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Francisco Ramos chamou a atenção do grupo para dedicar e aprofundar os estudos durante estes dias, em torno do plano estratégico, pois segundo ele, o Gease conta com representantes de todas as regionais da Agência, e estes, serão referências sobre o tema em suas regionais.

O tema da reunião será conduzido pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires que iniciou o encontro abordando alguns pontos do plano estratégico, como as etapas de vacinação, vigilâncias passivas/suspeitas, componentes do sistema de vigilância, revisão de manuais e resultados da vigilância para febre aftosa no primeiro semestre de 2018.

Outros assuntos que serão discutidos na reunião são: Vigilância soro-epidemiológica longitudinal para a febre aftosa; Rede de laboratórios oficiais que atuam no Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) e estudo sorológico 2018; O papel dos pontos focais do PNEFA no plano estratégico 2017-2026; Plano estratégico – resultados do primeiro ano e estudos necessários; Sensibilidade dos componentes do sistema de vigilância para febre aftosa – métodos e dados necessários; Identificação de áreas de maior risco para a febre aftosa – métodos e dados necessários; Análise de rede – delimitações das áreas limites das zonas; Apresentação do manual de atividades dos pontos focais do PNEFA; Apresentação do novo método e procedimento para as supervisões estaduais do PNEFA; Investigações de doenças vesiculares, seus registros, procedimentos e desafios, entre outros.

Fonte: ADAPEC Tocantins