Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Promove Programação Especial Para Servidores

Data do post: 30/10/2018 17:09:36 - Visualizações: (703)

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promoveu na manhã desta terça-feira, 30, uma programação especial em comemoração ao Dia do Servidor Público, comemorado no último domingo, 28. As atividades aconteceram no auditório da Instituição e também em outras dependências do órgão e seguem até amanhã 31.

Naturatins-TO

Na abertura, o presidente Marcelo Falcão, cumprimentou todos os servidores, quando disse que está muito honrado por estar à frente do Naturatins pela segunda vez e que o Naturatins é um órgão estratégico no Estado. “Quero neste momento destacar a minha reverência e reconhecimento a todos os servidores, que a meu ver, são heróis ambientais, por exercerem com dedicação e esforço a defesa do meio ambiente no Estado”, considerou.

O gestor destacou que está à disposição e solicitou aos servidores que colaborem para que o Naturatins alcance sucesso nas demandas. “Vamos renovar o Pacto Administrativo de Empenho, de maneira que as horas trabalhadas sejam produtivas. Sobre a questão salarial  estamos empenhados junto ao governo para termos êxito nas nossas solicitações”, manifestou.

Na sequência foram homenageados dois servidores aposentados recentemente que trabalharam no órgão, além um servidor que faleceu no último mês de agosto.

Naturatins-TO“Foi muito gratificante receber esta homenagem do Naturatins. Por 18 anos me dediquei a este órgão e nesses anos, além de colegas, adquiri amigos muito queridos. Foi uma iniciativa positiva de a instituição reconhecer o trabalho dos servidores aposentados e também homenagear o colega falecido”, destacou Zenailde Maciel Ramos.

Vinicius Santos, filho do servidor Atanael Pereira dos Santos, lotado na Regional do Naturatins de Araguaína, falecido em agosto deste ano, disse que se sente feliz pela homenagem que o pai recebeu. “No velório do meu pai, muitos funcionários falaram que gostavam muito dele. E ele também sempre dizia que adorava trabalhar no Naturatins, gostava muito de viajar a trabalho no combate aos crimes ambientais”, relatou.

“Hoje sou aposentado, mas por oito anos me dediquei ao Naturatins. Trabalhei no setor administrativo e depois na fiscalização. Aqui fiz muitos amigos e conquistei muita consideração. Por onde passo um colega me para e quer conversar. Hoje agradeço a Deus e a todos que contribuíram com o meu crescimento e aprendizagem durante esses anos”, disse o ex-servidor Paulo de Tarso da Silva.

Agenda Ambiental

Uma das organizadoras do evento, a educadora ambiental, Maria Alice Reis explicou que o encontro com os servidores, faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). “A Agenda tem como proposta promover a sensibilização dos servidores públicos e dentre outros pontos contribuir com integração e melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho”, salientou.

Durante o evento, a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, por meio da Supervisão da Fauna, expôs as atividades do setor, bem como do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), quando enfatizou o tema "A Fauna Silvestre que o Naturatins Protege". Na ocasião foi realizado o lançamento da Campanha "Junto pelos Animais".

“O Cefau precisa de voluntários e também da doação de alimentos para os animais. Quem quiser participar da campanha poderá doar leite zero lactose, ração úmida para gatos, ração canina, alpiste, painço e milharina”, explicou a bióloga e inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Angélica Beatriz Gonçalves.

Exposição fotográfica

Dentro das atividades do Dia do Servidor, nesta terça, 30 e quarta-feira, 31, o hall de entrada do prédio do Licenciamento Ambiental vai contar com feira cultural com trabalhos dos servidores, como a exposição fotográfica "A Natureza que nos une", feira de troca, resultado de doações de roupas, calçados, objetos de decoração, livros, entre outros. Os servidores também vão contar com aferição de pressão arterial e bioimpedância (análise da composição corporal).

Na sala do setor de Educação Ambiental, localizada no prédio da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, haverá limpeza de pele e demonstração de maquiagem clássica para as servidoras que tiverem interesse.

Nesta segunda-feira, 29, a comissão organizadora do evento teve o apoio da servidora da Assessoria Jurídica, a educadora física, Isabela Araújo, que visitou todas as salas e junto com os servidores fez a demonstração da ginástica laboral. “O nosso objetivo é auxiliar na melhoria da postura dos servidores, para evitar dores no corpo e principalmente doenças como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Por isso é muito importante que o servidor tenha esse hábito diariamente”, reiterou.

A auxiliar administrativo, Márcia Rita Leal Araújo aprovou a ação do órgão ambiental. “Essa iniciativa do Naturatins é muito boa, pois ficar sentada por muito tempo pode trazer problemas de circulação, dores na coluna e nas pernas. Essa orientação de ginástica laboral nos ajuda a relaxar um pouco. Os alongamentos são muito bons,  ajuda muito no dia a dia”, apontou.

A programação em homenagem aos servidores do Naturatins contou também com sorteio de brindes e um saboroso lanche comunitário.

Fonte: Naturatins-TO