Congresso Internacional em Direitos Humanos: 8ª Edição Começa com Foco na Inclusão Social

Data do post: 08/11/2018 16:15:34 - Visualizações: (78)    Imprimir

Acessibilidade, políticas públicas, educação e mobilização social foram os assuntos que marcaram os primeiros debates do VIII Congresso Internacional em Direitos Humanos, na manhã desta quarta-feira (07/11), em Palmas.

Tribunal de Justiça-TOPromovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o evento tem como tema neste ano: “Construindo uma Sociedade para Todos”. A abertura oficial do congresso será às 19 horas, no auditório do Tribunal de Justiça.

A manhã do primeiro dia de atividades contou com a realização de cinco minicursos sobre os temas: Realidade sobre acessibilidade no Brasil pelos olhos de um deficiente físico e visual; As interfaces do princípio da cooperação; Educação em direitos humanos e as políticas públicas de inclusão educacional; Direito achado na rua; Direitos humanos em procedimentos educativos para ensino superior.

Os participantes do minicurso “Direitos humanos em procedimentos educativos para ensino superior”, foram convidados a participar de algumas atividades práticas em busca de uma mudança de perspectiva. O estudante de Direito, Matheus Morais Lemos, experimentou por alguns minutos o ponto de vista de um cadeirante. “Quase nunca nos colocamos no lugar das outras pessoas. A experiência contribui para sensibilizar e para demonstrar o quanto ainda temos que avançar em vários pontos”, disse o participante, que se locomoveu em uma cadeira de rodas, a fim de detectar as principais dificuldades das pessoas com limitações físicas.

O juiz Adhemar Chúfalo Filho, da comarca de Porto Nacional, possui deficiência física e  compartilhou sua experiência de vida e seus conhecimentos com os participantes do evento. Segundo ele, é necessário se pensar em medidas a curto, médio e longo prazo para que, de fato, tenhamos uma sociedade para todos. “É preciso sempre cobrar do poder público que seja feita a sua parte, para tornar os espaços públicos inclusivos a todos. Também precisamos compreender que tudo gira em torno de uma cultura, que precisa ser transformada, e isso se dá via educação. Eventos como esse ajudam nesse processo de transformação social”, disse.

Tribunal de Justiça-TOO advogado Euler Rui Barbosa Tavares é deficiente visual e também dividiu sua perspectiva com os presentes. Para ele, é necessário, antes de tudo, que certos preconceitos sejam desfeitos. “Muitas pessoas sentem um certo tipo de receio quando estão na presença de alguém com deficiência. Isso é cultural e precisa ser mudado, pois as pessoas são muito mais do que as sua limitações e é nisso que precisamos focar”, ponderou.

Programação

A programação continuou durante à tarde com cinedebate sobre o filme “Ensaio sobre a cegueira”, baseado no livro de José Saramago; e os minicursos Deficiência e capacidade civil: a repercussão dos direitos humanos no código civil brasileiro; As 16 medidas contra o encarceramento em massa; A leitura dos direitos humanos na contemporaneidade; e Educação em direitos humanos via pesquisa empírica.

Às 19 horas tem a abertura oficial do VIII Congresso Internacional em Direitos Humanos, no auditório do Tribunal de Justiça. Após a solenidade, haverá conferência magna com a professora canadense, doutora Mona Parré,  sobre o tema “A convenção relativa aos direitos das pessoas com deficiência no desenvolvimento do direito internacional sobre os direitos humanos”.

Confira aqui a programação completa do evento.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

PM de Tocantinópolis Socorre Vítimas de Tentativas de Homicídio a Tiros

Foto da notícia

Data: 14/11/2018 03:17:46 - Visualizações: 3865

Notícias Relacionadas

15/11/2018
Polícia Militar Prende Dois Homens e Uma Mulher Por Furto, Recupera Frangos Subtraídos de Estabelecimento Comercial

15/11/2018
Deputados Aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias e MP da Estrutura do Executivo

15/11/2018
Com Apoio da Comunidade, Polícia Militar Apreende Arma de Fogo

15/11/2018
Polícia Militar Apreende Adolescente Por Receptação e Recupera Moto Roubada

14/11/2018
Polícia Civil Prende Suspeito de Cometer Homicídio

14/11/2018
e-Proc/TJTO: TJMS Faz Visita Técnica ao Judiciário do Tocantins

Todas as Notícias