Conselho de Segurança Pública de Tocantinópolis Participa de Seminário Internacional de Polícia Comunitária em Palmas

Data do post: 11/11/2018 18:37:42 - Visualizações: (766)    Imprimir

O evento aconteceu com a coordenação da Assessoria de Polícia Comunitária, através da PMTO e Secretaria de Segurança Pública.

Ascom/5ª CIPMO Conselho Comunitário de Segurança Pública e Defesa Social de Tocantinópolis, através de sua Presidente Maria Vani Brito Soares Nogueira, do segundo tesoureiro Glemesson dos Santos Araújo e do membro Nato Capitão PM José Luís Cantanhede Coelho participaram do II Seminário Internacional de Polícia Comunitária no estado, que se encerrou na tarde desta quinta-feira, 08, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Na ocasião, os representantes os diversos CONSEGS que se fizeram presente tiveram a oportunidade de inteira-se de como funciona a Filosofia de Polícia Comunitária não apenas no Tocantins ou no Brasil mais também da experiência Chilena e Japonesa. O evento contou com a participação de palestrantes dos Estados do Tocantins, Pará, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Já a experiência chilena foi o tema  do major  Gonzalo Rodrigo Urbina Castro, que destacou os serviços de integração com a Ascom/5ª CIPMcomunidade, baseado na confiança mútua, e a rotina de policiamento ostensivo e preventivo dos carabineros (equivalente aos policiais militares), que têm gerado resultados positivos na redução da criminalidade em todo país, seja nas ações repressivas, preventivas ou sociais exercidas pelos policiais. O secretário de segurança da embaixada japonesa no Brasil (JICA), Kenichi Suzuki, destacou as práticas internacionais de Polícia Comunitária na prevenção criminal que, conforme as estatísticas, ao longo das décadas reduziram o número de detenções no Japão, devido à adoção de práticas preventivas e comunitárias de segurança. Há mais de 100 anos o país utiliza técnicas de Polícia Comunitária, sendo o pioneiro internacionalmente nesta prática preventiva, em que a estrutura policial é denominada Koban.

Ascom/5ª CIPMAlém de poder conhecer a experiência de outros lugares, os representes dos CONSEGS tiveram a oportunidade de falar de suas experiências, onde a Presidente do CONSEG Tocantinópolis Maria Vani, expôs sobre o projeto de Vídeo Monitoramento da cidade, elencando a importância e os benefícios que o projeto trará para a prevenção da criminalidade na cidade e região.

Também estiveram presentes no referido Seminário o Major Valdemi Silva Reis – Comandante da 5ª CIPM, um dos mediadores e organizadores do evento e o Tenente Reinaldo Nunes de Brito - membro Nato do CONSEG de Ananás.

Fonte: Ascom/5ª CIPM

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Secretário de Saúde de Tocantinópolis Vai à Câmara Prestar Contas e Apenas Seis Vereadores Comparecem

Foto da notícia

Data: 23/03/2019 08:43:20 - Visualizações: 1083

Notícias Relacionadas

23/03/2019
Secretário de Saúde de Tocantinópolis Vai à Câmara Prestar Contas e Apenas Seis Vereadores Comparecem

20/03/2019
Enduro de Tocantinópolis é Realizado com Sucesso Durante Final de Semana

12/03/2019
MPE Instaura Inquérito Para Apurar Denúncia de Assédio Moral e Perseguição Política Cometidos Por Prefeito e Secretário de Tocantinópolis

08/03/2019
Mulher Presa ao Tentar Entrar com Drogas na CPP de Tocantinópolis no Domingo (03), Vai Responder Pelo Crime em Prisão Domiciliar

28/02/2019
Artistas Locais Animarão Carnaval de Tocantinópolis nos Dias 2 e 3 de Março

28/02/2019
Prefeito Paulo Gomes Decreta Ponto Facultativo Durante Carnaval

Todas as Notícias