Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

"Se o Governador Voltasse Atrás Ficaria Desmoralizado e Rebocado", Diz Bonifácio Sobre Exonerações de Delegados

Data do post: 21/11/2018 14:14:23 - Visualizações: (2629)

Em discurso proferido na manhã desta Quarta feira (21), durante sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, o deputado José Bonifácio foi além, e ainda disse que Olyntho Neto tinha que deixar mesmo a liderança do Governo na AL pois seria uma ferida a menos para o Governador sangrar.

Foto Reprodução TV ALO discurso de Bonifácio se deu após o discurso do Deputado Paulo Mourão no qual Gomes falou em seguida citando que Mourão disse que o delegado foi demitido para prejudicar uma investigação no qual o tocantinopolino retrucou: "Paulo Mourão falou ali no discurso que o delegado foi demitido para prejudicar uma investigação. Primeiro, como o delegado da minha cidade muito bom por sinal, que tá causando a apreensão do povo ele não foi demitido, ele foi exonerado de uma função gratificada. Se vocês pensarem bem, no começo do governo Siqueira Campos eu pedi para nomear os Delegados regionais para ajudar o delegado do município  e ele foi nomeado. E aí o delegado Municipal tinha uma gratificação e o regional não tinha, então nós provocamos a criação de uma pequena gratificação. Agora essa função é uma função administrativa, não regula nada com inquérito com processo é tanto que estão fazendo diligência lá hoje ouvindo os fiscais ambientais da prefeitura, as exonerações não interferem em processos. Delegado é igual juiz ninguém mexe no seu relatório é igual parecer de um procurador, o governador do Estado não tem o poder de chegar e retirar um delegado de um processo, desnomeá-lo, e pode até fazer  se o delegado é o presidente de um processo e se ele for  nomeado Secretário de Segurança Pública. Ele vai deixar o processo e vem assumir a secretária de segurança pública e vai solicitar a substituição dele no processo".  Defendeu Bonifácio.  

Gomes ainda citou depois de ver uma reportagem em um site que o Delegado Bruno Boaventura já estaria satisfeito depois que foi nomeado para secretário adjunto da DEIC de Araguaína.

Sobre os assessores do Governador Mauro Carlesse, Bonifácio foi crítico e disse: "Eu tô achando na realidade é que o Governador parece estar rodeado de muita gente incompetente que fazem de um chuvisco uma tempestade, pelo que nós estamos notando o Governador  quer enquadrar o estado, agora não se pode crer que no estado desse se crie poderes isolados. Inclusive o nosso, é um poder isolado, é nada, nós estamos é na taca não tem dinheiro para porra nenhuma, não tem dinheiro para pagar nada, estamos na taca aqui também". Criticou.

José ainda lembrou dos outros poderes no qual falou que nenhum deles são donos do estado e nem são autônomos citando o Poder Judiciário, Assembleia, Ministério Público, Defensoria Pública e Segurança Pública. "Se precisar retirar todo mundo aqui para enquadrar vamos ter que tirar gente, mesmo doendo na carne. Agora o duro é se ver que funcionários como os funcionários superiores e vou botar aqui Médicos, PMs, Auditores, Defensores, Ministério Público que ganham não os melhores salários do país mais bons Salários para o Estado, os deputados vamos botar também, fiquem exacerbadas por tirar R$ 500,00,  400." Explanou o parlamentar.

Segundo Bonifácio, o que o Governador está fazendo e de acordo com o atual comportamento dele que já foi em vários órgãos e secretarias do Estado tentando enxugar a máquina no final o povo vai acabar batendo palmas para Carlesse.

Sobre as exonerações dos delegados regionais o representante da região do Bico do Papagaio falou que se o Governador tivesse recuado no que tinha feito ele não dominaria mais o Governo pois o mesmo ficaria desmoralizado. "Se o governador tivesse recuado vamos dizer, voltado, inclusive o grande delegado da minha cidade que foi eu quem pediu para colocá-lo e tá lá desde o governo do Siqueira Campos e dominou a cidade, lá não tem crime, tudo que acontece lá ele resolve. Se ele recuasse nisso, tinha acabado o Governo, pode ter certeza que ele não dominava mas esse governo, ficaria um governador desmoralizado e rebocado".

Gomes ainda lembrou de uma entrevista que deu na ultima terça feira (20), durante as comemorações aos 30 anos do Estado no qual ele havia sido perguntado o que achava desse período até agora do Estado e ele respondeu: "Do jeito que está, podia embrulhar e devolver pra Goiás e pedir desculpa, não vejo muita comemoração. Mas nós devemos preservar as atitudes do Governo chamar as instituições á reflexão para tentar salvar esse Estado, mais não podemos admitir falas como: O governador demitiu o delegado de Araguaína para evitar ou prejudicar as investigações. Não senhor, elas vão ser é mais forte. Como no grupo dessa assembleia, tá na hora do deputado Olyntho sair da liderança, aí ele saiu, e alguns companheiros aqui que disseram nós estamos com Olyntho se for preciso nós vamos Defender, não, o Olyntho tinha que sair porque é uma ferida a menos por Governador sangrar. O companheiro tem que fazer isso, só em ele sair, pedir a saída da liderança ele tapou um buraco". Elogiou.

Finalizando seu discurso o parlamentar enunciou que agora seria a hora de preservar o governo com medidas duras, assim como o deputado Paulo Mourão sempre pediu. "A retórica tem que ser feita através de ações se o cidadão começar a cortar aqui, e aparece um e diz: isso aí não pode cortar. Vamos passar alí, o outro chega e diz: aqui também não pode cortar vamos cortar na assembleia, aqui também não. Não tem enquadramento nunca e do jeito que tá com toda essa presteza, todo sacrifício, toda coragem, ainda haverá muitos problemas, o governador precisa ser corajoso mesmo. E doa a quem doer se ele entender de enquadrar esse Estado e o deputado Paulo Mourão depois pode bater palma porque ele quer o enquadramento do Estado, nós vamos comemorar o sacrifício para que ele seja um Estado melhor para o futuro. Vamos tirar essa ficha de que o delegado foi demitido, ele não foi demitido, foi exonerado para atrapalhar investigações, não, não se atrapalha investigação". Finalizou.

Fonte: Redação do Tocnoticias