Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Com Articulação da Deputada Dorinha Proposta de Criação da UFNT Foi Aprovada na Câmara e Segue Para o Senado

Data do post: 28/11/2018 02:30:24 - Visualizações: (753)

A matéria foi colocada em pauta por articulação da Deputada Federal, Professora Dorinha (Democratas/TO) que solicitou ao relator Fábio Trade (PSD/MS) agilidade na tramitação do projeto na CCJ.

Foto Arquivo CâmaraA proposta apresentada pelo Poder Executivo cria a UFNT por desmembramento dos Campus de Araguaína e Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Por meio de emenda da deputada Federal Professora Dorinha, os municípios de Guaraí e Xambioá também serão beneficiados com polos da UFNT.

“Durante a tramitação do projeto na Comissão de Educação apresentei uma emenda para que os municípios de Xambioá, Colinas do Tocantins, Filadélfia e Guaraí também recebessem um polo da UFNT. A emenda foi acolhida parcialmente, garantindo a Xambioá e Guaraí polos da nova universidade”.

A deputada acredita que esse é apenas o primeiro passo para a expansão do ensino superior no interior do estado, especialmente na região Norte. “A UFNT nascerá do desmembramento dos Câmpus da UFT, fortalecendo os polos já existentes em Tocantinópolis e Araguaína, chegará aos municípios de Xambioá e Guaraí e futuramente poderá se expandir para outros como Augustinópolis e Colinas”, afirmou.

Foto: Jaciara FrançaNa proposta original a nova universidade teria sede e foro no município de Araguaína (TO) para abranger a microrregião do Bico do Papagaio e entorno. Na tramitação do projeto a deputada professora Dorinha apresentou uma emenda que incluiu os municípios de Guaraí e Xambioá entre os beneficiados com um Polo da UFT.

“Na região do Bico, há uma grande expectativa pela criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Há uma carência de oportunidades ao mesmo tempo em que a nossa juventude está cada vez mais interessada em mudar a realidade dos municípios onde moram, por meio da qualificação profissional”, destacou a deputada.

O PL tramitou nas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Com a aprovação na CCJ segue agora para apreciação do Senado.  

Fonte: Jaciara França/Ascom Deputada Dorinha