Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã Realiza Dia “D” Alusivo ao Novembro Azul

Data do post: 29/11/2018 17:31:58 - Visualizações: (197)    Imprimir

Para dar continuidade às ações da campanha Novembro Azul no Sistema Prisional, que busca conscientizar a população carcerária masculina sobre a saúde do homem e o câncer de próstata, o Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, realiza nesta quinta-feira, 29, das 8h às 17 horas, o dia “D” com diversas atividades voltadas para a temática, inclusive, a coleta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA).

Setas-TONeste dia, os reeducandos do CRSLA estão recebendo atendimentos médicos, odontológicos e cortes de cabelo. A ação também prevê aos internos a atualização dos cartões de vacinação, assistência farmacêutica, coleta de exames laboratoriais, como PSA, hemograma, urina e glicemia e, também, realização de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. O chefe da unidade, Paulo Sérgio Vieira Sousa, também informou que os reeducandos estão sendo atendidos pela Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO).

Ainda segundo Paulo Sérgio Vieira Sousa, realizar esse dia de ação social é importante e extremamente necessário, já que a maioria da massa carcerária não conta com esses serviços rotineiramente ou o apoio de seus familiares de forma cotidiana. “Há mais de quatro anos a unidade prisional realiza estas atividades de atenção ao preso no mês de novembro. Neste ano, focamos muito nas orientações sobre a tuberculose, que acomete a população carcerária”, relatou o chefe do CRSLA.

O reeducando W.F.B, no CRSLA desde junho deste ano, avaliou a ação como muito positiva. “Esse atendimento melhora a perspectiva de vida da gente. Fui atendido pelo dentista, que deu uma olhada boa em tudo, cortei o cabelo e até o final da tarde eu passo pelos outros atendimentos”, disse.

A enfermeira da unidade e responsável pela ação, Vanessa Teixeira Marques, explicou que durante todo o mês a unidade ofertou ações relativas à saúde do interno. “No início do mês, nos reunimos nos pavilhões para dar orientações sobre prevenção, principalmente da tuberculose. Nesse sentido, orientamos sobre a manutenção da limpeza das celas e distribuímos material educativo para as famílias nos dias de visita”, expôs. 

De acordo com Paulo Sérgio, as ações preventivas em saúde ocorrem ocasionalmente na unidade, em parceria com o município de Cariri do Tocantins. “Esse evento não é feito somente durante o mês de novembro. Junto à prefeitura de Cariri, a gente desenvolve esse trabalho de prevenção à saúde durante o ano inteiro, mas especialmente nesse mês, priorizamos o atendimento dentro da unidade”, explicou.

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 740

Notícias Relacionadas

13/12/2018
Banda da PM se Apresenta na Assembleia Durante Cantata de Natal

13/12/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Tráfico de Entorpecentes

13/12/2018
Conselheiros de Assistência Social Tocantinense Participam de Reunião em Recife

13/12/2018
DPE Oficia Secretaria Estadual da Saúde e Centro Oncológico a Prestar Informações Sobre Falta do Serviço de Radioterapia

13/12/2018
Polícia Militar Prende Homens Por Tráfico de Entorpecentes

13/12/2018
Nota de Pesar Pela Morte de João Bosco Pires dos Santos

Todas as Notícias