Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Bombeiros em Ação Realiza Mais 13 Mil Atendimentos em Palmas

Data do post: 03/12/2018 14:13:53 - Visualizações: (701)

Corridinha do fogo, esportes radicais, brinquedos infláveis, prestação de serviços na área jurídica e da saúde, além de bazar solidário, cortes de cabelos, escolinha de transito, exposições de animais empalhados e bichos peçonhentos em formol são algumas das ações que fizeram parte da manhã de centenas de crianças, jovens e adolescentes do setor lago sul de Palmas, nesse sábado, 1º de dezembro.

Corpo de Bombeiros MilitarAs atividades fizeram parte da 20ª edição do projeto Bombeiros em Ação, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e parceiros e realizou mais 13 mil atendimentos.

Um dos principais parceiros desta última edição do projeto Bombeiros em Ação, de 2018, foi a Igreja Batista Ebenézer de Palmas, por meio do projeto social Ação Geral Ebenézer (AGE), que possui ações semelhantes às desenvolvidas pelos bombeiros. De acordo com pastor Gediel Parente, a parceria com o Corpo de Bombeiros foi muito abençoada, pois a união das duas instituições possibilitou alcançar um público maior. “Entendemos que essa soma, com o Corpo de Bombeiros, é algo que nos possibilita alcançar muito mais vidas e para nós é uma satisfação estar trabalhando junto com esta renomada instituição que é o Corpo de Bombeiros, em prol da comunidade”, ressaltou.

O evento deste sábado contou com equipes de diversas áreas da saúde, segundo um dos coordenadores da ação, o tenente Coronel Luciano Nakano, que é odontólogo, a parceria do projeto com instituições de ensino superior, na área da saúde possibilitou levar profissionais de diversas áreas como fisioterapia, enfermagem, odontologia e outras. Os participantes também puderam contar com atendimento médico, com avaliações para pesquisas de novos casos de hanseníase e palestra de psicologia que abordou sobre a prevenção ao suicídio.

Corpo de Bombeiros MilitarAinda na área da saúde, a equipe de odontologia distribuiu cerca de 500 kits de higiene bucal e montou um escovódromo para ensinar as crianças, a forma correta de escovar os dentes. “Nosso objetivo aqui é mais de orientar as crianças e os seus pais ou responsáveis sobre os cuidados com a higiene bucal. Fizemos aplicação de flúor, ensinamos a forma correta de escovação e avaliamos se a criança precisa de tratamento e, caso precise, orientamos sobre os diversos serviços gratuitos existentes”, explicou o coordenador.

Dos serviços oferecidos o que mais gerou demanda foi o de corte de cabelo masculino, formando filas compostas por pessoas de todas as idades. Com um sorriso contagiante, o aposentado Pedro Vasconcelos levou o neto para cortar o cabelo e elogiou a iniciativa do projeto. “Poderia ter esse evento mais vezes, a gente vem para cá e aproveita tudo que é oferecido”, disse.

Para o comandante-geral coronel Reginaldo Leandro da Silva, “o Corpo de Bombeiros é muito mais que atender ocorrências, prestar socorro de urgência e fazer resgates, é também ação social. Uma forma de proporcionar, principalmente às crianças, um dia de lazer e atendimentos diversos, além de estar mais perto da corporação e das missões com as quais o Corpo de Bombeiros trabalha diariamente. Hoje, o lago sul recebe mais que uma edição do projeto, recebe uma confraternização do Bombeiros em Ação e parceiros, com mais de 60 serviços ofertados à população”, concluiu.

O vice-governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Thiago Costa, prestigiou o evento e destacou a importância do projeto. “O alcance social deste projeto é muito grande e nós vamos trabalhar para incentivar e ajudar mais projetos como este. Estamos felizes que o Coronel Leandro e toda a sua equipe estejam conseguindo levar este trabalho a vários municípios do Tocantins".

Corpo de Bombeiros MilitarWanderlei Barbosa falou sobre as parcerias para a realização de projetos como o Bombeiros em Ação e disse que “o governo precisa de boas parcerias que são fundamentais e o governador Mauro Carlesse tem percebido isso.  Projetos que trazem cidadania para o povo é o que nós buscamos e o que nós queremos realizar, então este e muitos outros projetos semelhantes nós vamos da continuidade porque são importantes para o Tocantins e para a sociedade”, finalizou.

Bombeiros em Ação 2018

O Projeto Social Bombeiros em Ação tem o propósito de oferecer cidadania, lazer, esporte e ações sociais para as comunidades. É também uma forma que o Corpo de Bombeiros encontrou para agradecer a sociedade pelo alto Índice de Confiança Social (ICS).

Além da Capital, a ação também foi realizada nos seguintes municípios: Dianópolis, Arraias, Tocantínia (Aldeia Xerente), Gurupi, Araguatins, Colinas, Paraíso e Porto Nacional.

Parceiros do Evento

Para esta ultima edição do ano, o Projeto Bombeiros em Ação contou com a parceria da Igreja Batista Ebenézer, Polícia Militar (meio ambiente, escolinha de transito, trabalho com cães e outras unidades), Marinha do Brasil, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Laboratório Sabin, Faculdade Serra do Carmo (Fasec), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Instituo embeleze, Nosso Lar, Prefeitura de Palmas e outras instituições públicas e privadas.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar