Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

1° Encontro de Travestis e Transexuais do Tocantins é Realizado com Vasta Programação

Data do post: 07/12/2018 17:17:07 - Visualizações: (877)

Programação foi aberta na noite de ontem, 6, e continua com atividades ao longo dessa sexta-feira, 7.

Defensoria Pública-TOO auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, foi o palco da abertura oficial do 1° Encontro de Travestis e Transexuais do Tocantins, na noite desta quinta-feira, 6. E a palavra “palco” coube, perfeitamente, à ocasião: três apresentações artísticas animaram o público na abertura oficial da programação, que é realizada pela Associação das Transexuais e Travestis do Tocantins (Atrato) em parceria com a DPE-TO, por meio do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas.

A programação continua nesta sexta-feira, 7, com palestras e debates sobre temas diversos, em especial os relacionados à saúde. De acordo com a presidente da Atrato, Byanca Marchyori, o Encontro objetiva promover não só o empoderamento das pessoas trans e travestis, mas, principalmente, o mapeamento da atuação destas classes, o que pode facilitar o estabelecimento de políticas sociais, de segurança, educativas e da saúde para este público.

“Depois de dois anos e meio de Associação, realizar este evento é uma conquista enorme. Pela primeira vez, em um encontro oficial, travestis e transexuais podem expor a realidade em que vivem, o que pode servir de base para os órgãos competentes pensarem em políticas públicas voltadas para a gente”, disse a Byanca, que enalteceu o apoio da DPE-TO: “a Defensoria sempre foi parceira das travestis e transexuais; em todos os aspectos. O Nuamac sempre atua a favor do nosso movimento, procurando garantir a proteção dos nossos direitos”, enfatizou a presidente da Atrato.

Presente no evento, compondo a mesa de honra, a defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdep), Maria do Carmo Cota, enalteceu a satisfação em receber o 1º Encontro de Travestis e Transexuais do Tocantins na sede da Instituição. “As pessoas que não acreditavam que isto [um encontro oficial] poderia acontecer, agora vão se sentir estimuladas a darem prosseguimento a esta conquista, que marca uma quebra de paradigma no Estado. É muito satisfatório ver que, finalmente, este primeiro encontro está sendo realizado e nos traz mais alegria ainda receber a atividade na própria Defensoria Pública, porque esta é uma causa que defendemos há muito tempo e aqui é a casa das minorias”, afirmou a Defensora Pública que, na ocasião, representou o defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado.

O Encontro conta, ainda, com a parceria do Instituto Equidade Tocantins, Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Gerência de Políticas LGBTI), Secretaria Estadual de Saúde (Gerência de IST/HIC-AIDS/HV), Secretaria Municipal de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), Universidade Federal do Tocantins (curso de Enfermagem), Universidade Luterana do Brasil (curso de Psicologia) e Conselho Regional de Psicologia

Programação

No primeiro dia do evento, além da apresentação de vídeos sobre a realidade de transexuais e travestis e de apresentações artísticas, foi realizada a palestra-magna com a professora Rubra Rosa, que abordou o tema “Identidade Trans: avanços, direitos e desafios para a comunidade trans”.

Programação: 07/12/2018

08h30 - Mesa 1: Vivendo com HIV/AIDS

Palestrante: Lucrécia Borges

Mediadora: Thallita Costa

9h30 - Coffe-Break

10 horas - Mesa 2: E aí Tocantins! Vamos combinar? Prevenção combinada em IST/HIV-AIDS e HV.

Palestrante: Dr. Maravilha

Mediadora: Byanca Marchiori

11 horas - Mesa 3: Boletim Epidemiológico de HIV e outras IST’s no Tocantins.

Palestrante: MSc. Marileide Florêncio

Mediadora: Jéssika Vilalon

14 horas - Mesas Redondas

Mesa 4: Saúde Mental e Relacionamento Familiar

Palestrante: Pisicóloga Camila Brusch

Mediador: Nycolas Castro

15 horas - Mesa Final: Avanços tecnológicos do SUS na prevenção do IST/HIV/HV entre a população T.

Palestrante: Henrique Ávila

Mediadora: Rafaella Mahare

16 horas - Fala do NUAMAC/DPE

16h30 - Realização de Oficina de Testagem em Fluído Oral entre Pares

Ministração: ONG – Vida em Movimento – Henrique Ávila

Durante todo o dia do evento será realizada ainda testagens pelo Grupo Condutor de Infectocontagiosas da SEMUS / HENFIL / SESAU.

17h30 - Encerramento Final – Coffe-break.

Fonte: Defensoria Pública-TO