Adapec Promove Curso de Emergência Sanitária em Suínos

Data do post: 10/12/2018 12:40:32 - Visualizações: (210)    Imprimir

Visando aumentar a vigilância e melhorar o atendimento às suspeitas de doenças de controle oficial, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizará uma capacitação para cerca de 40 médicos veterinários do órgão.

Adapec TocantinsO treinamento, que contará com palestrantes da própria Agência e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ocorrerá entre os dias 12 e 14 de dezembro, no Campus II da Faculdade Católica, com aulas teóricas e prática de necropsia e colheita de material.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade de Suídeos da Adapec, Regina Barbosa, explica que, com a confirmação de um foco de PSC (Peste Suína Clássica) em um município no estado do Ceará, a preocupação com a vigilância e a fiscalização aumentou, inclusive nas fronteiras que fazem divisas com o Maranhão, Pará e Piauí considerados área não livre para a doença. “Mesmo o Tocantins sendo livre da PSC e estando longe do foco, foram intensificadas ações nas barreiras fixas, além de incentivo a capacitação que possibilita ao profissional mais conhecimento e preparo na execução dos serviços”, avaliou.

Na programação serão abordados os temas: Experiência de atendimento aos focos no Ceará; Diagnóstico diferencial para as doenças PSC, Peste Suína Africana (PSA), Aujesky, Salmonelose, Leptospirose, entre outras. Na prática de grupo será realizado contenção, necropsia, colheita, acondicionamento e preenchimento de FORM-IN.

Ações de prevenção

O Tocantins conta com aproximadamente 300 mil suínos em 40,8 mil granjas e criatórios de subsistência. Como forma de prevenção, a Adapec realizou este ano, um levantamento em todo o Estado, para orientar e notificar os responsáveis pelos lixões sobre a proibição da permanência de suídeos nestes locais. Uma vez que é proibido o uso de resto de comida de produtos de origem animal na alimentação da espécie, salvo quando submetidos a tratamento térmico numa temperatura de 90°C por pelo menos 60 minutos.

Vale lembrar que é proibido o trânsito de suídeos, seus produtos e subprodutos de zona não livre para área considerada livre.

Zona livre

De acordo com o Ministério da Agricultura, a zona livre de PSC do país concentra mais de 95% de toda a indústria suinícola brasileira. Cem por cento de toda a exportação de suínos e seus produtos são oriundos dessa zona, integrada pelo Distrito Federal e 15 estados  (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, RJ, ES, BA, SE, TO,  RO e AC). Nessa zona, a última ocorrência detectada de PSC foi em janeiro de 1998. O Ceará não integra a zona livre de PSC.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Secretário de Saúde de Tocantinópolis Vai à Câmara Prestar Contas e Apenas Seis Vereadores Comparecem

Foto da notícia

Data: 23/03/2019 08:43:20 - Visualizações: 1034

Notícias Relacionadas

22/03/2019
Na ONU Dorinha Participa da Elaboração de Novas Políticas de Inclusão Para Pessoas com Síndrome de Down

22/03/2019
Medida de Internação é Aplicada a Quatro Adolescentes de Arraias que Participaram de Homicídio

22/03/2019
LOA é Aprovada na Comissão de Finanças e Segue Para Votação no Plenário

22/03/2019
Naturatins de Formoso do Araguaia Participa de Atividades Para Valorização da Água

22/03/2019
Polícia Civil Realiza Operação Aemulatus e Prende Integrante de Organização Criminosa Suspeita de Tentativa de Homicídio

22/03/2019
Naturatins Disponibiliza Novo Procedimento Para Renovação e Autorização Atividade de Agências e Guias Turísticos em Unidade de Conservação e de Proteção Integral

Todas as Notícias