Festejo em Honra a Santa Luzia da Comunidade Vila Valdenor de Tocantinópolis Encerra Nesta Quinta feira (13)

Data do post: 13/12/2018 19:39:10 - Visualizações: (469)    Imprimir

Novena completa 52 anos e hoje encerra mais um festejo organizado pela comunidade da Vila Valdenor, que tradicionalmente tem entrega de bolos de vários tipos servidos com café gratuitamente.

Foto DivulgaçãoO Festejo teve início no ultimo dia 04 de Dezembro e o tema da festividade deste ano é: "Com Santa Luzia, caminhamos à luz do Evangelho sendo sal e luz do mundo". Com o Lema: "Com Santa Luzia, somos igreja viva à luz do evangelho".

Na programação original do festejo que se iniciou no ultimo dia 04, todos os dias as 18 horas aconteceu a reza do terço, e ás 19 horas missa e novena, e os leilões se iniciaram no dia 09 e nesta ultima noite acontecerá o maior leilão de todos. Vale ressaltar que todo o valor arrecadado nos leilões será utilizado na manutenção da capela de Santa Luzia que foi originalmente construída através destes leilões.

Nesta 10ª e ultima noite que é considerada a noite dos devotos, os noitários são: Todos os devotos de Santa Luzia, Comunidade Santos Reis, Terço dos Homens, (Santos Reis e Catedral), Terço das Mulheres, Maria das Graças P. Morais Marinho  (Gracy), Famílias Barbosa e Caboclo, Cerâmica Boa Vista (Pituca e Gaúcho), Elmice Marinho e Família, Isalete e Família, Laís Confecções com as autoridades: Eclesiásticas (Dom Giovani, Padre Edmar, Padre Geraldo), Judiciárias do Poder Executivo, Legislativo, Estaduais, Municipais, Civis e Militares.

A Novena

A ideia original de realizar a novena em honra a Santa Luzia, começou ainda no ano de 1966, quando a costureira Maria de Lourdes Barbosa da Silva hoje com 84 anos, teve complicações em um parto de trigêmeos ficando muito fraca, perdendo na ocasião parte da visão, e com isso, a "Dona Lourdes" como é mais conhecida, fez uma promessa à Santa Luzia, que se caso ela se curasse da fraqueza e restaurasse a visão, ela faria a novena pelo resto de sua vida. Após a promessa, a Lourdes foi agraciada ficando totalmente curada, e a 52 anos, completados agora em 2018, ela vem cumprindo com o prometido.

A Capela

A ideia de fazer a capela surgiu quando no ano de 1988, o padre Cipriano foi convidado a conduzir uma missa que acontecia na porta da residência de Dona Lourdes, no dia final da novena (13), dia em que todos que participavam da novena se fartavam de comer bolos de todos os tipos e gostos servidos gratuitamente com café. Na ocasião, o Padre Cipriano incentivou a construção de uma capela, pensamento este que já tinha surgido na cabeça de Dona Lourdes que fazia um leilão no ultimo dia da novena e vinha guardando o dinheiro arrecadado em uma poupança há vários anos e com medo do confisco desse dinheiro pelo famoso Plano Collor, o dinheiro foi todo sacado em 1990 e comprado o material para o inicio da construção da capela que só terminou no ano de 2000. Desde então, as novenas que antes aconteciam na residência de Maria de Lourdes passaram a ser feitas na própria capela que fica localizada na Travessa Pedro Brito na Vila Valdenor.

Fonte: Redação do Tocnoticias

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Festa das Mães, Dr.Nelson Promete Mais Pavimentação e Construção do Centro de Referência Integrado da Saúde da Mulher

Foto da notícia

Data: 16/05/2019 18:29:00 - Visualizações: 403

Notícias Relacionadas

20/05/2019
Transparência e Participação Social São Discutidas com Secretários de Saúde e Presidentes dos Conselhos da Comarca de Tocantinópolis

18/05/2019
Homem é Preso Pela Polícia Militar Por Furto em Tocantinópolis

16/05/2019
Secretário da Educação e Cultura de Tocantinópolis Emite Nota de Esclarecimento Sobre Paralisação

14/05/2019
Polícia Civil Identifica Homem que Tentou Entregar Celular Para Detento da Cadeia Pública de Tocantinópolis

06/05/2019
Comando da 5ª CIPM de Tocantinópolis Realiza Festa de Confraternização Para Militares Promovidos da Unidade

03/05/2019
Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Tocantinópolis Promove Formação Continuada Sobre a BNCC

Todas as Notícias