Prefeitura Intensifica Serviços de Limpeza Pública nos Bairros de Tocantinópolis

Data do post: 19/12/2018 17:09:25 - Visualizações: (751)    Imprimir

Os serviços de limpeza das ruas, assim como dos logradouros públicos de Tocantinópolis, não têm parada. A Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Transportes, Infraestrutura e Agricultura, intensificou a limpeza urbana com a coleta de entulhos, podas de árvores e grama através de força tarefa.

Dirceu LenoNa manhã desta terça-feira (18), equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura saíram a campo para realizar os serviços de recolhimento de entulhos e todo tipo de sujeira jogadas nas vias públicas da urbe. Os trabalhos constituem, inicialmente, nos Bairros Alto da Boa Vista II e III. De acordo com o secretário da pasta, Salomão Barros de Sousa, trabalho é o que não falta. A previsão é que as atividades da força tarefa devam seguir até o mês de fevereiro do próximo ano.

“Primeiramente os trabalhos se iniciaram no Alto da Boa Vista II e III, onde há maior concentração de entulhos. Depois seguiremos para a Vila Invasão, onde posteriormente se intensificarão na Vilanópolis, Vila Antônio Pereira, Vila Matilde, Vila Sabóia, Setor Rodagem, Bairro Alto Bonito, Vila Padre Césare Lelli, Vila Palmeiras e Vila Santa Rita. O objetivo é resolver esse ciclo de sujeira que se alastrou pelos bairros. Para tanto, os servidores da secretaria estão executando os serviços juntamente com o maquinário necessário para deixar a cidade mais limpa e bem cuidada”, ressaltou o secretário Salomão.

Dirceu LenoAlém da coleta de entulhos, a Prefeitura vem executando, dentro da normativa legal, a poda de árvores, a roçagem de grama nos espaços públicos, além da limpeza das vias, ruas e avenidas, com a varredura e coleta de lixo domiciliar. O secretário Salomão Barros aproveitou o ensejo para pedir a colaboração dos moradores quanto aos entulhos jogados nas vias públicas.

“Solicitamos que naqueles bairros já contemplados, a população não jogue mais entulhos nas calçadas, vias públicas ou canteiros centrais. Estamos no final do ano e todos sabem que o quantitativo de servidores em função de contratos, diminuem nessa época do ano, o que dificulta a coleta de lixo periodicamente nos bairros da cidade. Muitos moradores começam a jogar lixo e entulhos nas ruas e, na maioria das vezes, esse volume de material está acima do esperado e as equipes não tem como recolher de imediato, devido o contingente de pessoal estar abaixo do necessário”, explicou. 

Taxa de recolhimento de entulhos

Salomão Barros informou que a partir do próximo ano cogita-se a cobrança, por meio de taxa, de toda e qualquer espécie de entulhos, seja material de construções ou mesmo galhadas. “O Município cobra atualmente pelo recolhimento de restos de materiais de construções. No próximo ano, a partir de janeiro, a Prefeitura pretende estabelecer a cobrança para recolhimento de galhadas e demais entulhos jogados pelos moradores em vias públicas. Os fiscais irão notificar os respectivos moradores que estiverem colocando entulhos nas ruas, canteiros e em calçadas da cidade. A retirada destes detritos só acontecerá mediante pagamento de taxa. Isso é uma proposta sugerida por mim ao prefeito”, disse.

Dirceu LenoCidade limpa é sinônimo de saúde pública

Cidade limpa e bem cuidada é não apenas obrigação do Poder Público Municipal, mas sim de toda a população. Diante disso, a força tarefa de limpeza emergencial consistirá em todos os bairros e setores da municipalidade. No entanto, cuidar e zelar do meio ambiente é um ato que todos podem e são capazes de fazer, basta ter consciência para exercer.

Manter os quintais limpos, é uma atitude onde a saúde da família certamente prevalecerá, porém, se houver descuido é certo que agravos poderão ocorrer. Viver num local sujo e desprovido de condições humanas é um tanto desagradável. Nesse sentido, tais atitudes podem ocasionar até mesmo na propagação de doenças, principalmente agora durante o período chuvoso. Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela são as mais frequentes, sem falar no Calazar que também é muito comum vermos casos em nossa cidade. E qualquer recipiente que possa acumular água é propicio para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para tanto, é necessário que a população tenha mais cuidado e cooperação no sentido de manter a cidade sempre limpa e livre de doenças.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Festa das Mães, Dr.Nelson Promete Mais Pavimentação e Construção do Centro de Referência Integrado da Saúde da Mulher

Foto da notícia

Data: 16/05/2019 18:29:00 - Visualizações: 400

Notícias Relacionadas

20/05/2019
Transparência e Participação Social São Discutidas com Secretários de Saúde e Presidentes dos Conselhos da Comarca de Tocantinópolis

18/05/2019
Homem é Preso Pela Polícia Militar Por Furto em Tocantinópolis

16/05/2019
Secretário da Educação e Cultura de Tocantinópolis Emite Nota de Esclarecimento Sobre Paralisação

14/05/2019
Polícia Civil Identifica Homem que Tentou Entregar Celular Para Detento da Cadeia Pública de Tocantinópolis

06/05/2019
Comando da 5ª CIPM de Tocantinópolis Realiza Festa de Confraternização Para Militares Promovidos da Unidade

03/05/2019
Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Tocantinópolis Promove Formação Continuada Sobre a BNCC

Todas as Notícias