Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Corpo de Bombeiros Renova Parceria com o Hospital Infantil de Palmas Para Mais Um Ano de Cinoterapia

Data do post: 21/12/2018 12:29:49 - Visualizações: (744)

Promover melhorias na saúde e contribuir para o aceleramento de alta dos pacientes internados está entre as vantagens da Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC), projeto desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins (CBMTO), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesau). Nesta quinta-feira, 20, foi assinado um termo de renovação dessa parceria, por mais um ano.

Corpo de Bombeiros MilitarExecutado no Hospital Infantil de Palmas, há mais de ano, o projeto já realizou mais de 300 atendimentos a crianças internadas naquela unidade de saúde. As visitas dos cães cadastrados no projeto acontecem todas as quintas-feiras e, de acordo com o bombeiro militar, sargento Raphael Mollo, cerca de 15 crianças são beneficiadas pelo projeto, a cada visita.

“O atendimento, aqui no Hospital Infantil, é um pouco diferenciado e direcionado às crianças que necessitam mais dessa interação com o animal, inclusive com cuidados individuais”, esclarece o sargento que está à frente do projeto desde sua implantação no Tocantins. Para Mollo, a Cinoterapia é muito importante no processo de recuperação do paciente e tem apresentado excelentes resultados. “A presença dos cães no ambiente hospitalar muda a visão de internação dos pacientes, principalmente das crianças. Isso fica evidente durante as visitas e na espera da próxima”, relatou.

Para a diretora do Hospital Infantil, Leiliane Alves, “a Cinoterapia é uma contribuição muito importante no processo de desinternação do paciente, além de proporcionar à criança a sensação de estar mais próxima de casa, com seu animalzinho de estimação”. A diretora destacou, ainda, o comprometimento e o carinho dos bombeiros responsáveis pelo projeto que não poupam esforços e, segundo ela, “mesmo diante de todas as limitações eles estão sempre, aqui, dispostos a executar o projeto. É um projeto que veio para somar, uma parceria que deu certo e vamos lutar para que ele permaneça”, destacou. 

Representando o comando do CBMTO, o Chefe do Estado Maior (CHEM), tenente-coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, que também é subcomandante da corporação, falou sobre os bons resultados alcançados pelo projeto e destacou a dedicação dos bombeiros responsáveis pelo trabalho com os cães nos hospitais. 

“Sabemos da importância desse trabalho para a recuperação do paciente. O Corpo de Bombeiros reconhece a grandeza desse projeto e parabeniza os militares responsáveis por este trabalho”, relatou o subcomandante lembrando que essa interação com os animais melhora a autoestima, a questão emocional e consequentemente diminui o tempo da criança no hospital.

Corpo de Bombeiros MilitarDurante o evento, foi entregue um certificado de voluntário do projeto aos membros do Corpo de Bombeiros, voluntários e equipe do hospital. 

Projeto Cinoterapia

O projeto é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, Hospital Geral de Palmas (HGP) e diversos voluntários.  A Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) é uma atividade que utiliza o cão com mediador no tratamento e ao mesmo tempo humaniza o ambiente hospitalar. 

Voluntários

Patrícia Costa que é médica e voluntária do projeto possui dois cães cadastrados. Ela disse que já conhecia o projeto de cinoterapia em um hospital do Paraná, onde morava, e quando soube das atividades desenvolvidas, em Palmas, logo procurou participar. “Eu tento estar presente em todas as visitas, por que tenho visto os resultados positivos. Os cães gostam de vir dar carinho e os pacientes gostam de receber este carinho deles. A gente percebe no olhar dos animais”, comentou.

Os interessados em participar como voluntários, nesse projeto, podem entrar em contato por meio do telefone: (63) 3218-4718.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar