Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Apresenta Balanço Parcial da Piracema

Data do post: 26/12/2018 17:46:21 - Visualizações: (670)

A portaria que estabelece a piracema no Tocantins está em vigor desde o dia 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro de 2019. Neste período a legislação proíbe a pesca nos rios, lagos e demais cursos hídricos do Estado.

Naturatins-TOCom o objetivo de proteger as espécies da ictiofauna tocantinense, a equipe técnica do órgão ambiental desenvolveu um rigoroso planejamento e desde então, vem executando ações em todo Estado.

Entre as atividades de fiscalização estão as fiscalizações aquáticas e por terra, que incluem blitz, com a entrega de panfletos educativos que contemplam explicações sobre a importância do período da desova dos peixes. A instituição também realiza palestras de sensibilização nas escolas.

No período entre 1º/11 e 30/11/18, foram realizadas operações de fiscalização ambiental, que resultou na apreensão de 5.850 metros de redes de pesca, 15 boias e 10 pindas, artifícios usados para a pesca predatória.

Durante a piracema passada, o Naturatins realizou 72 operações de fiscalização, com a apreensão de 1.278 kg de pescado. Entre o material predatório recolhido estavam 23.389 metros de redes. Esta ação gerou 21 autos de infração, que resultou em R$ 38.000,00 em autuações.

Segundo o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, o Naturatins têm parceiros importantes no combate aos crimes ambientais, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Guarda Metropolitana Municipal de Palmas, IBAMA, além da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas.

Naturatins-TO“Esta parceria resulta em ações importantes no contexto de fiscalização no Estado. O Naturatins zela pela preservação da biodiversidade, por essa razão desenvolve um amplo trabalho de educação ambiental. Estamos comprometidos em cumprir a legislação referente à piracema e neste período nossos fiscais vão apertar a fiscalização em campo”, considerou.

Cota Zero

Em março deste ano o Naturatins instituiu a portaria nº 72, que dispõe sobre a Cota Zero para transporte de pescado. As novas regras são para a pesca amadora e esportiva. Nestas modalidades somente será permitida a captura e estocagem máxima de 5 quilos por pescador licenciado, ou seja, que possui a carteira de pesca. Neste caso o consumo deve acontecer no local da pesca.

“Com a portaria da Cota Zero, o Naturatins, tem como objetivo contribuir com o repovoamento de peixes nos rios e lagos do Tocantins. Ainda no ano passado, o órgão suspendeu a pesca em todas as modalidades em um trecho do Rio Caiapó, entre os municípios de Araguacema e Caseara”, lembrou Marcelo Falcão.

A Cota Zero já foi estabelecida nos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. A portaria é válida por três anos.

Fonte: Naturatins-TO