Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Biólogo Lamarck Pimentel Desvenda Mistério da Árvore que Pinga Gotas de Água Como Chuva

Data do post: 28/12/2018 00:06:16 - Visualizações: (14740)

O vídeo feito pela equipe do Site Tocnoticias mostrando a misteriosa árvore que pinga gotas de água sem parar ganhou o mundo da internet, já que o vídeo está sendo divulgado em massa através das redes sociais, principalmente pelos grupos do aplicativo whatsapp, e com isso, as versões dadas por quem assisti são várias.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brImagem do site www.tocnoticias.com.brEm Tocantinópolis dezenas foram até o Povoado Cinzeiro para ver de perto a misteriosa árvore, todos que vão registram com seus celulares e câmeras algum vídeo ou foto para mostrar que estiveram lá e que realmente a "árvore Chora". Nas rodas de conversa tem muitos fazem brincadeiras perguntando se alguém já foi ver o "Pau que Pinga", e assim por diante, a planta misteriosa virou o assunto da cidade, e porque não dizer da internet.

Nesta ultima quarta feira (26), o mistério da árvore apelidada de "Pé de Chuva ou Pé de Choveiro" foi revelado depois que a pedido da redação do Portal Tocnoticias o Biólogo e Inspetor do Naturatins que também é vereador em Tocantinópolis, Lamarck Pimentel Marinho aceitou o convite para ir até o local.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brAo chegar lá o biólogo encontrou as provas para desvendar o mistério, Lamarck encontrou uma espécie de cigarrinha que provavelmente havia caído da árvore e tratou logo de ir explicando. "Obrigado pela oportunidade tá aqui para falar sobre esse tema, realmente uma coisa curiosa, mas, que tem uma explicação sim biológica. É comum nesse período do ano a proliferação de um tipo de inseto, uma cigarrinha, e ela tende no seu processo de reprodução se alimentar da seiva das plantas, então, ela suga a seiva dessas plantas e cria uma camada de proteção na forma de uma espuma e essa espuma, quando se acumula nos galhos da planta forma esse fenômeno semelhante a uma chuva que nada mais é do que a seiva extraída pela cigarra para garantir a sobrevivência da sua reprodução". Explicou o biólogo que procurando abaixo da árvore encontrou um exemplo do ninho de espuma que provavelmente também havia caído da copa da árvore.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brPimentel mostrou o pequeno inseto dentro da espuma como exemplo. "É comum no entorno encontrar a espumazinha que se forma, se limpa vai ver a cigarrinha aqui dentro, então esse insetinho aqui, que ao sugar no processo reprodutivo esse excesso de seiva, ele produz esse fenômeno semelhante a uma chuva, veja que é um volume grande tá até escorrendo aqui, mas, a explicação biológica para esse fenômeno é essa. É a cigarrinha que tá nada mais do que sugando a seiva da planta, ela tira o nutriente alimenta os seus ovos, suas larvas e posteriormente o excesso pinga". Completou o inspetor que continuando disse que a espuma que se forma ao redor do inseto é uma espécie de proteção biológica para seus ovos já que ficando exposto algum pássaro predador poderia tentar se alimentar dela e das larvas.

Imagem do site www.tocnoticias.com.br"É basicamente isso, é um inseto que em contato com a planta no seu processo de reprodução extrai a seiva da planta e por consequência gera esse fenômeno semelhante a uma chuva". Reforçou.

Lamarck disse que o processo geralmente demora em torno de 30 dias, depois vai cessar e então as larvas irão sofrer uma metamorfose e se transformar em novas cigarrinhas. "Igual como uma borboleta com as cigarras é um fenômeno semelhante". Finalizou o Biólogo.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brEnquanto gravávamos com o inspetor muitas pessoas apareceram no local para ver o fenômeno, dentre eles estavam o senhor Armando de Oliveira que palpitou sobre o acontecimento dizendo o seguinte: "O Fenômeno é muito bom, só que eu queria que pingasse cachaça porque aí eu iria botar uma caixa de mil litros  para aparar e encher para mim que era pra mim engolir, curtir com os amigos. Mais a árvore é interessante demais é um fenômeno muito bonito". Opinou Armando.

O tocantinopolino que agora reside em Goiânia (GO), Wanderson Santana que está de férias na cidade, ao saber da notícia se deslocou até o povoado para fotografar e mostrar para os amigos. Como ele assistiu à explicação dada por Lamarck, perguntamos se Wanderson havia ficado decepcionado com a descoberta dos motivos e ele respondeu: "Não, não fiquei Decepcionado, até porque eu já estava curioso para saber o motivo de tanta água tá caindo dessa árvore, foi uma coisa que me atraiu chamou minha atenção e eu falei `eu tenho que ir lá para vê´ e cheguei aqui e vi, fiquei realmente impressionado. É  uma coisa admirável, as coisas de Deus é assim mesmo, sem explicação, mas, tem ainda pessoas como ele [Lamarck] que estudaram para isso, para trazer essas explicações sobre esse tipo de fenômeno. Gostei da explicação dele Parabéns". Encerrou.

Assista a explicação do Biológo no vídeo abaixo:

Fonte: Redação do Tocnoticias