TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Biólogo Lamarck Pimentel Desvenda Mistério da Árvore que Pinga Gotas de Água Como Chuva

Data do post: 28/12/2018 00:06:16 - Visualizações: (13444)

O vídeo feito pela equipe do Site Tocnoticias mostrando a misteriosa árvore que pinga gotas de água sem parar ganhou o mundo da internet, já que o vídeo está sendo divulgado em massa através das redes sociais, principalmente pelos grupos do aplicativo whatsapp, e com isso, as versões dadas por quem assisti são várias.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brImagem do site www.tocnoticias.com.brEm Tocantinópolis dezenas foram até o Povoado Cinzeiro para ver de perto a misteriosa árvore, todos que vão registram com seus celulares e câmeras algum vídeo ou foto para mostrar que estiveram lá e que realmente a "árvore Chora". Nas rodas de conversa tem muitos fazem brincadeiras perguntando se alguém já foi ver o "Pau que Pinga", e assim por diante, a planta misteriosa virou o assunto da cidade, e porque não dizer da internet.

Nesta ultima quarta feira (26), o mistério da árvore apelidada de "Pé de Chuva ou Pé de Choveiro" foi revelado depois que a pedido da redação do Portal Tocnoticias o Biólogo e Inspetor do Naturatins que também é vereador em Tocantinópolis, Lamarck Pimentel Marinho aceitou o convite para ir até o local.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brAo chegar lá o biólogo encontrou as provas para desvendar o mistério, Lamarck encontrou uma espécie de cigarrinha que provavelmente havia caído da árvore e tratou logo de ir explicando. "Obrigado pela oportunidade tá aqui para falar sobre esse tema, realmente uma coisa curiosa, mas, que tem uma explicação sim biológica. É comum nesse período do ano a proliferação de um tipo de inseto, uma cigarrinha, e ela tende no seu processo de reprodução se alimentar da seiva das plantas, então, ela suga a seiva dessas plantas e cria uma camada de proteção na forma de uma espuma e essa espuma, quando se acumula nos galhos da planta forma esse fenômeno semelhante a uma chuva que nada mais é do que a seiva extraída pela cigarra para garantir a sobrevivência da sua reprodução". Explicou o biólogo que procurando abaixo da árvore encontrou um exemplo do ninho de espuma que provavelmente também havia caído da copa da árvore.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brPimentel mostrou o pequeno inseto dentro da espuma como exemplo. "É comum no entorno encontrar a espumazinha que se forma, se limpa vai ver a cigarrinha aqui dentro, então esse insetinho aqui, que ao sugar no processo reprodutivo esse excesso de seiva, ele produz esse fenômeno semelhante a uma chuva, veja que é um volume grande tá até escorrendo aqui, mas, a explicação biológica para esse fenômeno é essa. É a cigarrinha que tá nada mais do que sugando a seiva da planta, ela tira o nutriente alimenta os seus ovos, suas larvas e posteriormente o excesso pinga". Completou o inspetor que continuando disse que a espuma que se forma ao redor do inseto é uma espécie de proteção biológica para seus ovos já que ficando exposto algum pássaro predador poderia tentar se alimentar dela e das larvas.

Imagem do site www.tocnoticias.com.br"É basicamente isso, é um inseto que em contato com a planta no seu processo de reprodução extrai a seiva da planta e por consequência gera esse fenômeno semelhante a uma chuva". Reforçou.

Lamarck disse que o processo geralmente demora em torno de 30 dias, depois vai cessar e então as larvas irão sofrer uma metamorfose e se transformar em novas cigarrinhas. "Igual como uma borboleta com as cigarras é um fenômeno semelhante". Finalizou o Biólogo.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brEnquanto gravávamos com o inspetor muitas pessoas apareceram no local para ver o fenômeno, dentre eles estavam o senhor Armando de Oliveira que palpitou sobre o acontecimento dizendo o seguinte: "O Fenômeno é muito bom, só que eu queria que pingasse cachaça porque aí eu iria botar uma caixa de mil litros  para aparar e encher para mim que era pra mim engolir, curtir com os amigos. Mais a árvore é interessante demais é um fenômeno muito bonito". Opinou Armando.

O tocantinopolino que agora reside em Goiânia (GO), Wanderson Santana que está de férias na cidade, ao saber da notícia se deslocou até o povoado para fotografar e mostrar para os amigos. Como ele assistiu à explicação dada por Lamarck, perguntamos se Wanderson havia ficado decepcionado com a descoberta dos motivos e ele respondeu: "Não, não fiquei Decepcionado, até porque eu já estava curioso para saber o motivo de tanta água tá caindo dessa árvore, foi uma coisa que me atraiu chamou minha atenção e eu falei `eu tenho que ir lá para vê´ e cheguei aqui e vi, fiquei realmente impressionado. É  uma coisa admirável, as coisas de Deus é assim mesmo, sem explicação, mas, tem ainda pessoas como ele [Lamarck] que estudaram para isso, para trazer essas explicações sobre esse tipo de fenômeno. Gostei da explicação dele Parabéns". Encerrou.

Assista a explicação do Biológo no vídeo abaixo:

Fonte: Redação do Tocnoticias

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.