Tocantins Aparece com Destaque em Quadro Nacional de Prisões por Corrupção

Data do post: 09/01/2019 14:42:25 - Visualizações: (301)    Imprimir

Operação Catarse, Eleições Limpas, Jogo Limpo e Espectro, reveja as ações que foram destaque no combate à corrupção no Estado.

Foto DivulgaçãoEntre os anos de 2014 e 2018, o Tocantins realizou uma porção de operações com foco no combate à corrupção e, como consequência, aparece com porcentagem disparada no número de prisões por corrupção, que incluem delitos financeiros, delitos fiscais e desvios de verbas públicas. Mais de 50% das prisões no Tocantins realizadas pela Polícia Federal foram referentes à corrupção no estado.

Hoje essa também é uma  área de forte atuação da Polícia Civil. Durante as eleições de 2018, o Projeto “Eleições Limpas, Voto Consciente” realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do  Estado, Sindepol/TO surgiu com dois seminários que capacitaram Delegados da Polícia Civil e, durante as eleições gerais, resultou em mais 111 denúncias, 25 ocorrências, 4 prisões em flagrante, 14 TCOs e sete apreensões de materiais de campanha. Nas eleições suplementares do Tocantins o número de presos também foi expressivo. Das oito prisões, cinco envolveram políticos que ocupavam algum cargo, sendo três vice-prefeitos e dois vereadores.

Ainda em andamento e em sua 5º fase, a Operação Catarse investiga funcionários fantasmas no estado e já realizou varias prisões. Já as operações Jogo Limpo  e Espectro investigaram casos de corrupção na administração pública da Fundação de Lazer e Esportes de Palmas (Fundesportes) e na Assembleia Legislativa, respectivamente, ambos em parceria com a Polícia Federal.

Eventos de Combate à Corrupção

Em dezembro de 2018 foi realizado o Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (Focco), que faz parte de uma Rede de Controle Nacional e para o primeiro semestre de 2019 o Sindepol/TO organiza o I Congresso da Polícia Judiciária no Combate à Corrupção no Tocantins. “No nosso estado a união entre a Polícia Civil e a Polícia Federal já vem acontecendo, tanto é que apresentamos esses resultados. E para 2019 o combate à corrupção continua sendo uma de nossas prioridades”, afirma o presidente do Sindicato, Mozart Felix.

Foto DivulgaçãoDelegados no estado

Com 220 unidades operacionais da Polícia Civil, o Tocantins conta com cerca de 180 Delegados na ativa, distribuídos nos 139 municípios. Atualmente o Sindepol/TO têm 182 Delegados filiados entre aposentados e na ativa, e grande parte participou dos seminários de capacitação realizados no ano de 2018.

Fonte: KIW

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Secretário de Saúde de Tocantinópolis Vai à Câmara Prestar Contas e Apenas Seis Vereadores Comparecem

Foto da notícia

Data: 23/03/2019 08:43:20 - Visualizações: 1371

Notícias Relacionadas

25/03/2019
“O Poder Público tem Responsabilidades na Criação de Condições Para o Empoderamento da Mulher”, Afirma Dorinha

25/03/2019
Escola do Legislativo Abre Inscrição Para Cadastro de Colaboradores

25/03/2019
Polícia Militar Prende Mulher Por Violência Doméstica

25/03/2019
Lajeado Promove Ampla Programação em Celebração ao Dia Mundial da Água

25/03/2019
Polícia Militar Recupera Mais Uma Motocicleta Furtada Para Restituí-la a Seu Legítimo Proprietário

25/03/2019
Polícia Civil Prende Suspeito de Homicídio Tentado

Todas as Notícias