Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Aparece com Destaque em Quadro Nacional de Prisões por Corrupção

Data do post: 09/01/2019 14:42:25 - Visualizações: (762)

Operação Catarse, Eleições Limpas, Jogo Limpo e Espectro, reveja as ações que foram destaque no combate à corrupção no Estado.

Foto DivulgaçãoEntre os anos de 2014 e 2018, o Tocantins realizou uma porção de operações com foco no combate à corrupção e, como consequência, aparece com porcentagem disparada no número de prisões por corrupção, que incluem delitos financeiros, delitos fiscais e desvios de verbas públicas. Mais de 50% das prisões no Tocantins realizadas pela Polícia Federal foram referentes à corrupção no estado.

Hoje essa também é uma  área de forte atuação da Polícia Civil. Durante as eleições de 2018, o Projeto “Eleições Limpas, Voto Consciente” realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do  Estado, Sindepol/TO surgiu com dois seminários que capacitaram Delegados da Polícia Civil e, durante as eleições gerais, resultou em mais 111 denúncias, 25 ocorrências, 4 prisões em flagrante, 14 TCOs e sete apreensões de materiais de campanha. Nas eleições suplementares do Tocantins o número de presos também foi expressivo. Das oito prisões, cinco envolveram políticos que ocupavam algum cargo, sendo três vice-prefeitos e dois vereadores.

Ainda em andamento e em sua 5º fase, a Operação Catarse investiga funcionários fantasmas no estado e já realizou varias prisões. Já as operações Jogo Limpo  e Espectro investigaram casos de corrupção na administração pública da Fundação de Lazer e Esportes de Palmas (Fundesportes) e na Assembleia Legislativa, respectivamente, ambos em parceria com a Polícia Federal.

Eventos de Combate à Corrupção

Em dezembro de 2018 foi realizado o Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (Focco), que faz parte de uma Rede de Controle Nacional e para o primeiro semestre de 2019 o Sindepol/TO organiza o I Congresso da Polícia Judiciária no Combate à Corrupção no Tocantins. “No nosso estado a união entre a Polícia Civil e a Polícia Federal já vem acontecendo, tanto é que apresentamos esses resultados. E para 2019 o combate à corrupção continua sendo uma de nossas prioridades”, afirma o presidente do Sindicato, Mozart Felix.

Foto DivulgaçãoDelegados no estado

Com 220 unidades operacionais da Polícia Civil, o Tocantins conta com cerca de 180 Delegados na ativa, distribuídos nos 139 municípios. Atualmente o Sindepol/TO têm 182 Delegados filiados entre aposentados e na ativa, e grande parte participou dos seminários de capacitação realizados no ano de 2018.

Fonte: KIW