Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Civil do Tocantins Receberá R$ 20 Milhões em Recursos Federais Para Modernização de Investigações

Data do post: 10/01/2019 14:05:51 - Visualizações: (760)

A deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) recebeu representantes da Polícia Civil do Tocantins para discutir a aplicação da emenda impositiva de bancada prevista na Lei Orçamentária 2019, no valor de R$ 20 milhões, destinada à aquisição de um software para modernização dos serviços da Polícia Civil.

Gab. Deputada Professora DorinhaParticiparam da reunião a diretoria da Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte (Feipol), do Sindicato de Policiais Civis do Tocantins (Sinpol-TO) e da Associação dos Peritos Papiloscopistas (Aspa).

Uma das grandes preocupações dos representantes classistas externada durante a reunião é a aplicação integral dos recursos na finalidade prevista. “Embora o atual governo não tenha histórico de desvio de finalidade quanto à destinação de recursos provenientes de emendas parlamentares, essa prática é comum no Estado do Tocantins e estaremos atentos para que mais uma vez a segurança pública não seja colocada em segundo plano”, disse Ubiratan Rebelo, presidente do Sinpol-TO.

O recurso é destinado à aquisição do sistema ABIS utilizado por 16 Estados no Brasil, que possibilita maior precisão e velocidade de resposta nas análises periciais quanto à identificação de infratores. “O software oferece suporte para ampliar a proteção do nosso estado. Nós agradecemos a deputada Dorinha que tem contribuído com a Polícia Civil do estado e agora está empenhada na modernização do trabalho prestado pela papiloscopia”, enfatizou Naídes Veras, vice-presidente da Aspa.

A deputada Dorinha garantiu aos representantes da classe total empenho para a liberação e aplicação dos recursos conforme previsto. “As necessidades do Tocantins na área da segurança pública são grandes e tenho olhado com responsabilidade para cada uma delas, assim como os demais parlamentares da bancada federal. Farei a gestão necessária junto aos órgãos estaduais para garantir a total aplicação dos recursos disponibilizados por meio dessa emenda. A segurança pública é pauta prioritária em nível nacional e eu estarei cada vez mais presente nos assuntos ligados ao tema”, afirmou.

Pautas Nacionais

O apoio do Governo Federal para a modernização da Polícia Civil nos Estados também esteve na pauta da reunião.  A presidente da Feipol, Marcilene Lucena, fez um pedido de apoio político à deputada Dorinha para o agendamento de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. “A pauta da segurança pública é extensa e prioritária, a deputada Dorinha sempre foi uma grande parceira nessas questões, sendo inclusive autora de emendas que trouxeram milhões ao estado do Tocantins para investimentos na segurança dos cidadãos”, destacou Marcilene.

Fonte: Gab. Deputada Professora Dorinha