Municípios da Região Centro-oeste do Tocantins Recebem Ações de Controle da Raiva dos Herbívoros

Data do post: 11/01/2019 19:06:39 - Visualizações: (226)    Imprimir

Com o objetivo de atender demandas dos produtores rurais dos municípios de Paraiso do Tocantins, Monte Santo e Divinopolis, uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) desenvolverá ações de controle da raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, suídeos, caprinos e ovinos), nestes municípios entre os dias 10 e 16 de janeiro.

Adapec Tocantins“Nestes municípios a equipe atenderá o chamado para investigação de focos e realização de monitoramento e cadastramento de abrigos, além da captura de morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva, visando o controle populacional desta espécie e orientação quanto aos os riscos de transmissão da raiva dos herbívoros para o ser humano, pois ela é uma zoonose,” explica o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, José Emerson Cavalcante.

A Adapec reforça aos produtores rurais para vacinarem o rebanho contra a raiva, pois esta é a forma mais segura de prevenção contra a doença.

Sintomas

O animal que é infectado pelo morcego hematófago, apresenta alguns sintomas como isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

A Agência alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Qualquer dúvida ou denúncia em relação a defesa agropecuária, o produtor pode entrar em contato também, por meio do Disque Defesa no 0800 63 11 22.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Secretário de Saúde de Tocantinópolis Vai à Câmara Prestar Contas e Apenas Seis Vereadores Comparecem

Foto da notícia

Data: 23/03/2019 08:43:20 - Visualizações: 1028

Notícias Relacionadas

22/03/2019
Na ONU Dorinha Participa da Elaboração de Novas Políticas de Inclusão Para Pessoas com Síndrome de Down

22/03/2019
Medida de Internação é Aplicada a Quatro Adolescentes de Arraias que Participaram de Homicídio

22/03/2019
LOA é Aprovada na Comissão de Finanças e Segue Para Votação no Plenário

22/03/2019
Naturatins de Formoso do Araguaia Participa de Atividades Para Valorização da Água

22/03/2019
Polícia Civil Realiza Operação Aemulatus e Prende Integrante de Organização Criminosa Suspeita de Tentativa de Homicídio

22/03/2019
Naturatins Disponibiliza Novo Procedimento Para Renovação e Autorização Atividade de Agências e Guias Turísticos em Unidade de Conservação e de Proteção Integral

Todas as Notícias