Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prefeito Paulo Gomes Inaugura Reforma e Ampliação do Centro de Atenção Psicossocial de Tocantinópolis

Data do post: 31/01/2019 13:43:01 - Visualizações: (1660)

Com cerca de 363 metros quadrados de área, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Tocantinópolis está totalmente repaginado. O espaço, que além de reformado também foi ampliado em aproximadamente 103 metros quadrados, foi entregue à população na manhã desta quarta-feira (30), pelo prefeito Paulo Gomes, em cerimônia realizada na presença de várias autoridades.

Dirceu Leno

A obra contempla a construção de um galpão em concreto armado com estrutura e cobertura metálica em arco; cobertura e calçadas de acesso ao prédio; rampas de acessibilidade; almoxarifado; reforma em banheiros adaptados; pintura e instalação elétrica de todo o prédio do Caps.

Dirceu LenoCom o investimento, a partir de agora, o município passa a oferecer um espaço amplo e moderno com estrutura adequada para o tratamento de pessoas com transtornos metais ou com problemas relacionados à dependência química e suas comorbidades.

Abrindo a cerimônia de inauguração, usuários do Caps promoveram apresentação de encerrando ao “Janeiro Branco”, onde na ocasião, enceram peça teatral em referência às primeiras clínicas instaladas no Brasil. Na sequência, a psicóloga Lilian Costa ministrou palestra com o tema: “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a qual fazia menção à campanha do “Janeiro Branco”.

“É uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidencia no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. Como estamos iniciando mais um ciclo, a proposta é fazer o novo ano existir de verdade, voltar o olhar para si mesmo, para suas crenças e para o que está fazendo”, informou a psicóloga, Lilian Costa.

Finalizando as apresentações, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) integrada por profissionais de Educação Física, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo e Farmacêutico realizaram dinâmicas objetivando o estimulo à praticidade de atividades físicas.

Dirceu LenoPara o prefeito Paulo Gomes, a intervenção no local, inaugurado em 2007, deve servir de estímulo para que as pessoas se concentrem na própria reabilitação. “Hoje os usuários são atendidos com humanidade, com mais amor e carinho pelos profissionais. Vemos que eles precisavam simplesmente de valorização e proteção. A marca da nossa administração, além de investir na urgência e emergência, é investir mais ainda na prevenção”, destacou.

O gestor municipal acrescentou ainda que várias ações estão sendo desenvolvidas no âmbito da saúde pública municipal com foco no bom atendimento aos usuários. “São investimentos que consolidam a característica da administração, principalmente na área da Saúde, do Esporte e da Assistência Social, no qual temos investido bastante durante nosso governo”, informou o prefeito Paulo Gomes.

Jair Aguiar, secretário de Saúde, destacou que o município vive uma nova fase no âmbito da saúde pública. “Agradeço a todos os servidores que estão sempre cuidando da saúde das pessoas. Hoje é muito bom ver as UBS, os Postos de Saúde, a Atenção Básica em plena integração com o Caps, com UPA e o Hospital. É uma conquista muito grande e valorosa. Não existe mais desentendimentos ou disputa. Agora somos uma rede de saúde pública integrada. Isso era é um de nossos sonhos e hoje nós conseguimos ter uma integração entre todos os setores da saúde”, pontuou.

Dirceu LenoJair agradeceu ao prefeito pela melhoria concedida ao prédio do Caps, frisando que o usuário não é uma pessoa alheia ao sistema de saúde e que todos estão integrados no matriciamento entre as diversas esferas de saúde do município. “Esta obra era um anseio de todos e hoje estamos concretizando este sonho. Estamos vendo a construção deste galpão, porém, mais importante do que a estrutura física, do que a construção de um prédio é a construção de um bom atendimento, do amor, da união, da humildade na saúde pública do nosso município que hoje é referência em todo o Estado”, disse o secretário.

Ao logo desses dois anos do governo do prefeito Paulo Gomes, a Saúde do município de Tocantinópolis foi contemplada com construções e reformas de prédios, aquisições de ambulâncias, respirador mecânico, incubadora neonatal, dentre outros. “Hoje vivemos um sonho do qual não queremos acordar dele. Queremos dar continuidade na melhoria da saúde, cuidando com amor e carinho dos nossos usuários seja em qual for o estabelecimento de saúde. Então, quanto importante construir um prédio é a construção do dia a dia, do carinho que você recebe e, hoje, isso é uma realidade na saúde de Tocantinópolis”, finalizou o secretário de Saúde, Jair Aguiar.

Dirceu LenoAntônia Pereira, coordenadora do Caps, classificou a conclusão da obra como uma conquista. “Pensando no bem-estar dos nossos usuários, bem como daqueles que procuram pelos nossos serviços, vimos da necessidade da ampliação do Caps, pois este já não comportava mais a quantidade e demanda devido ao aumento do número de usuários atendidos pela instituição, os quais sofrem com sofrimento mental ou mesmo algum problema relacionado às drogas”, constatou.

A coordenadora acrescentou ainda que Centro de Atenção Psicossocial conta com uma equipe de multiprofissionais preparados e capacitados para atender bem e com qualidade a todos os usuários. “Antes as clínicas tinham uma rotina totalmente diferente. Atualmente, o Caps tem uma nova forma de atendimento humanizado onde conta com profissionais capacitados para atender bem a seus usuários. Aqui, todos são bem acolhidos e com a execução da reforma, isso só vem a melhorar os atendimentos. É visível a evolução da nossa cidade em todos os aspectos, e essa obra acompanha o que já tem sido feito. Só tenho que dar os parabéns", concluiu Antônia Pereira.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis